MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

22/11/2025 08:00

Desde a Grécia Antiga, desde a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães em 1522, desde as primeiras fotografias da curvatura da Terra a partir do espaço em 1946, que andamos todos “redondamente” enganados. Afinal a Terra é plana!

Estavam certos os seguidores da teoria do Terraplanismo, que é considerada uma pseudociência.

Esta teoria é promovida através das redes sociais, não se baseia em conhecimento científico e diz que a ideia da Terra esférica é parte de uma conspiração.

Ao observarmos o horizonte, ao nível do mar como bom madeirense, vemos uma porção finita de superfície plana.

Também é difícil de acreditar que a Terra como esfera móvel, possui uma velocidade de rotação de 1.600Km por hora, superior à velocidade do som.

Não é isso o que vemos, nem é isso o que sentimos, por isso só pode ser uma mentira pegada.

Em 2018, um youtuber brasileiro após ler uma notícia bem fundamentada, iniciou a sua crença quanto à forma plana da Terra.

O artigo dizia que a NASA mente, o governo Americano mente e os cientistas mentem quanto à forma redonda da Terra.

Após divulgar cerca de 3 mil vídeos da sua teoria, em julho de 2024 decidiu embarcar numa viagem, paga pelos seus 140 mil seguidores, para confirmar de que a Terra era efetivamente plana.

Quando chegou à Noruega assistiu a um fenómeno chamado de - Sol da meia-noite - e concluiu “Não tem como a Terra ser plana”.

Caso para dizer: - Eureka! Mas, já não estamos perante uma questão científica, mas sim uma questão sociológica.

Se olharmos para o nosso Mundo hoje em dia, para a desconfiança nas instituições, na autoridade, nos governos, as teorias de conspiração difundidas na internet, as fakenews, a falta de identidade das pessoas, a ausência de desígnios nacionais, a necessidade de pertença de grupo, a nova ordem mundial tomada pelo poder económico, depressa nos apercebemos de que a Terra está cada vez mais plana.

O dinheiro é quem manda, a terraplanagem do poder económico varre-nos a todos, a carga fiscal asfixiante, faz-nos ainda mais valorizar o dinheiro.

O dinheiro pode ser uma coisa boa, não é nada contra ele, antes pelo contrário, quem disser que não gosta nada de dinheiro não está a ser 100% honesto, mas seguramente, não pode ser o maior valor humano.

O Terraplanismo não é uma tentativa legítima de defender uma posição científica, mas sim a intenção de divulgação de que uma determinada ideia ou coisa, é absurda e está ultrapassada.

Este fenómeno social, surge sob determinadas formas e sobre determinados temas na nossa sociedade moderna.

Seja na disseminação de populismos políticos, seja na busca de aceitação ou rejeição de determinados grupos, ou simplesmente numa tentativa de explicar de uma forma simplista algo complexo.

As redes sociais impulsionam esta popularização de que “a verdade” é uma mentira, e essa divulgação, será certamente polémica e sobretudo vai gerar contradições.

Os motivos poderão ser políticos, religiosos, ou económicos, pois a divulgação de uma polémica poderá obter um certo número de acessos na internet, em redes como por exemplo o Youtube, com os correspondentes ganhos financeiros.

Para combater este fenómeno, é necessário muito bom senso, uma ferramenta escassa hoje em dia, pois até os Planos de Paz, são unilaterais e pouco pacíficos.

Só conseguiremos compreender as conspirações de amanhã, se conhecermos os mitos de ontem, e o Terraplanismo pode ajudar nesse entendimento.

Afinal a Terra já foi plana, depois redonda, mas voltou a ser plana.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas