Continuando o seu discurso, no dia da Cidade do Funchal, Pedro Calado lembrou a valorização das carreiras dos Bombeiros Sapadores do Funchal, com o pagamento total, em 2023, de 40% da atualização remuneratória, prevista concluir até 2025. "Esta foi uma medida mais do que justa, e que muito relevo, até por se enquadrar no que sempre dissemos que faríamos: a valorização dos recursos humanos da Câmara Municipal, com um impacto direto na qualidade dos serviços que prestamos à população".
Quanto às obras públicas, o presidente do município do Funchal lembrou o alargamento do Caminho do Trapiche em Santo António, bem como o das Laginhas, no Monte, e em São João Latrão. "Três importantes acessibilidades para a população destas Zonas Altas, são marcas que deixamos, sendo que outras vão arrancar brevemente, tais como o novo arruamento no Lombo da Quinta e o asfaltamento de muitas artérias da cidade, para o qual iremos dispensar seis milhões de euros, de forma a corrigir aquele que foi o abandono verificado nos últimos oito anos".
Ao nível dos recursos humanos da CMF, o responsável disse que foi operada uma mudança significativa, "reforçando sectores em que as lacunas são mais evidentes, melhorando as condições de trabalho" dos funcionários. Recordou que foram contratados 49 novos trabalhadores, com destaque para 30 cantoneiros e 10 motoristas, "especialidades assaz importantes no funcionamento do Departamento de Ambiente."
"E estão ainda a decorrer os concursos para 26 novas vagas nas categorias de fiscais, jardineiros, asfaltadores, canalizadores, pedreiros, pintores e serralheiros, funções vitais para a imagem e ordenamento da nossa cidade".
Paula Abreu