O Instituto de Emprego da Madeira (IEM) dá conta que segundo os dados mais recentes estavam inscritos 5.507 desempregados no organismo.
“Só recuando a outubro de 2003 encontramos valores tão baixos de desemprego registado na Região”, dá conta o IEM.
Este valor representa um ligeiro acréscimo mensal de 0,7% face a setembro, mas mantém a Região em “patamares historicamente baixos de desemprego registado”.
“Comparando com outubro de 2024, a Região Autónoma da Madeira tem hoje menos 1.297 desempregados, o que corresponde a uma redução muito expressiva de 19,1% de inscritos no IEM.
Este desempenho volta a colocar a Madeira no topo das regiões do país que mais reduzem o desemprego registado, apesar do ligeiro aumento de 0,7% face a setembro de 2025.
De sublinhar ainda a tendência positiva de diminuição do número de desempregados em todas as regiões do país, contribuindo para uma redução média nacional de 4,7%. Ainda assim, este valor fica muito aquém dos 19,1% alcançados pela Região Autónoma da Madeira, o que evidencia a dinâmica e a capacidade de criação de emprego na economia regional”, informa o IEM em comunicado.