A Madeira tinha, ontem, 92 situações em estudo. Dos hospitalizados (19), quatro estão nos Cuidados Intensivos.Pandemia
Vinte e dois novos casos de infeção e 26 recuperados. Estes os números a reter do relatório de ontem da Direção Regional de Saúde a propósito da situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira. Destes 22 casos, dois são importados, nomeadamente um da Polónia e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo. No que toca ao total de casos recuperados, desde o início da pandemia e até agora, já se registou 7748.
Neste momento, são 489, os casos ativos, dos quais 19 são importados e 470 de transmissão local. A Madeira tem a lamentar a morte de 71 vítimas de covid-19. Ontem, não se registaram óbitos.
Segundo a Direção Regional de Saúde, há 92 situações que se encontram em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto ou com contactos com casos positivos ou ainda com outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira.
As investigações continuam em curso. No que toca aos casos ativos, é de salientar que há 19 pessoas hospitalizadas. Destas, 15 estão em Unidades Polivalentes. Assim, quatro estão na Unidade de Cuidados Intensivos. As restantes cumprem isolamento em unidade hoteleira ou em alojamento próprio. Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 719 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
No que toca à vigilância de viajantes, 7416 estão a ser acompanhados pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
O relatório da Direção Regional de Saúde mostra ainda o número de colheitas para teste à covid-19 realizadas até as 15h30 de ontem, nos portos e aeroportos da Madeira: 174287. No total e até a data, as amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, ascendem a 340040.
Carla Ribeiro