O secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural está no parlamento madeirense para apresentar o Proposta de Decreto Legislativo Regional que define as condições de aplicação do Eixo F do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal) à Região Autónoma da Madeira.
Humberto Vasconcelos explicou que a medida vai permitir investimentos na agricultura que irão totalizar 140 milhões de euros, até 2027.
O governante salientou que os apoios do governo regional foram geridos de forma eficiente, mesmo quando alguns "tentam tapar o sol com a peneira".
Expôs a importância do novo plano, referindo que, "no âmbito da política reformada, o financiamento será distribuído de forma mais equitativa pelas pequenas e médias explorações agrícolas familiares, bem como pelos jovens agricultores. Além disso, os agricultores serão incentivados a adotar novos padrões, desde agricultura de precisão aos métodos de produção ago ecológicos, pelo que esta nova Política Agrícola Comum, a uma só voz acabará por se transformar na pedra angular da segurança alimentar das comunidades agrícolas na UE".
Entre outras novidades, o novo plano prevê que "os investimentos agrícolas de pequena dimensão, o montante máximo de apoio passa dos 10 para os 20 mil euros, como forma de serem apoiados com mais verbas os agricultores desta terra".
Paula Abreu