MADEIRA Meteorologia

10 ‘Escolas Electrão’ da Madeira vão reciclar com o apoio da comunidade

Data de publicação
03 Outubro 2024
12:30

A Madeira tem 10 estabelecimentos de ensino onde a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, no âmbito da iniciativa “Escola Electrão, que arrancou com o início de mais um ano letivo.

A campanha, promovida pelo Electrão, sensibiliza para a necessidade de encaminhar para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens.

A iniciativa, que já vai na 14ª edição, lança o desafio às escolas para que se envolvam nesta causa e sejam um ponto de recolha destes resíduos. Mais informações podem ser consultadas em www.ondereciclar.pt.

Veja quais são as escolas:

Centro Social e Paroquial da Graça

Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Nóbrega Júnior

Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar da Lourencinha

Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar das Figueirinhas

Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar e creche da Água de Pena

Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar e creche da Quinta Grande

Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar e creche da Ribeira Brava

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade

Escola Secundária Francisco Franco

Esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.

As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.

No último ano letivo, de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos nos mais de 500 estabelecimentos de ensino aderentes à campanha a nível nacional.

Ao longo de 13 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7.000 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.

“Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão”, sublinha o diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão, Ricardo Furtado.

No âmbito da campanha do Electrão as escolas são desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar. É o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas