MADEIRA Meteorologia

Concerto 'Afetos do Barroco' domingo na igreja de São Pedro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Setembro 2022
17:06

O segundo concerto integrado no ciclo 'Afetos do Barroco', composto por novo concertos, acontece no próximo domingo, 25, às 17h00, na igreja de São Pedro, no Funchal.

Maria Ferreira (soprano), Luís Calhanas (trompete) e Paulo Silva (órgão) são os protagonistas deste ciclo.

'Afetos do Barroco', organizado pela AOCM, resulta de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, que pretende, além de valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

Neste concerto serão interpretadas obras de J.S Bach, H. Purcell, J. Pachelbel , C. Seixas, G.F. Händel e D. Buxtehude.

"A época do Barroco (c. 1600-1750) tem uma riqueza ímpar a nível de variedade estilística e de recursos retórico-musicais. É a música da "teoria dos afetos", que utiliza e transmite um vocabulário mais pleno de emoções e sensações em relação à época anterior do Renascimento, em que dominava a "musica reservata". Há uma relação íntima entre a palavra e a música, justamente uma procura de comunicação artística fiel, completa e de um discurso claro. Igualmente a música instrumental é extremamente variada, recorrendo-se de artifícios cheios de vivacidade ou, ao contrário, criando ambientes de suavidade e reflexão", explica o trio de músicos.

A entrada para o concerto é livre. Mais informações poderão ser encontradas em: www.associaoocm.com e https://www.facebook.com/AOCMadeira

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas