MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

3/06/2023 08:00

Há quem se melindre, julgue exagerado e narcisista, o sentimento de orgulho pelo pioneirismo que se vive na Saúde na Madeira, mas a história recente e os factos, não deixam margem a engano. Exemplo disso foi a apresentação pública, esta quinta-feira, do processo clínico único. Será realidade na nossa região, podermos aceder aos dados do nosso processo clínico nos serviços públicos, privados e convencionados de saúde. Falo de um verdadeiro trabalho em rede, que permite a partilha da informação clínica de consultas das várias especialidades, exames de diagnóstico e terapêutica, medicação activa, análises clínicas, alergias, estado de vacinação, entre outras informações, em tempo útil. A disponibilização desta informação, só é feita mediante a expressa autorização do cidadão, e vai permitir uma maior fluidez na informação entre prestadores de cuidados, evitar a duplicação de exames e agilizar diagnósticos. Também é válido adicionar a vantagem económica, uma vez que ao se realizarem menos exames, poupa-se dinheiro e rentabilizam-se recursos. O arranque dá-se na Pediatria, e de forma progressiva, irá atingir toda a extensão do serviço de saúde.

Verde: AconXego - Naninhas do Bem Madeira

Todos os que tiram do seu tempo e o dão em benefício do próximo, são pessoas verdadeiramente extraordinárias e que merecem todo o respeito e admiração. É com essa tónica, que parabenizo todos os voluntários envolvidos na produção das 300 naninhas, com que foram presenteadas as crianças em tratamento, pelo serviço de Medicina Física e Reabilitação, por toda a Região Autónoma da Madeira. Há gestos que valem por mil palavras, e este gesto aconchega-nos a todos.

Amarelo: A catarata da minha sogra

Que a cruzada dos verdinhos contra a Saúde, já teve melhores dias, ninguém duvida. O lema é sobejamente conhecido, é dizer mal de tudo e todos, quer sejam bons números ou maus números. Percebo que, quando se quer justificar as centenas de milhares de euros gastos do erário público, em cirurgias não urgentes, sim, não urgentes, porque todas as situações urgentes são resolvidas em tempo útil no serviço público de saúde, dê jeito a narrativa de que são anos e até décadas de espera. No entanto, o que os munícipes de Santa Cruz se deviam perguntar, para além dos critérios clínicos usados naquela municipalidade, para "contemplar" o cidadão José ou a cidadã Maria, a clínica contratada ser a A, B ou C, é como justificam, por exemplo, gastar numa cirurgia às cataratas 5x mais, que a mesma cirurgia realizada no serviço público.

Vermelho: Tutti Frutti

Dos sumos às pastilhas elásticas, o sabor tutti frutti remete-nos para algo composto por uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos. Não obstante essa associação quase pueril, nos últimos dias todos aprendemos que a mesma também pode dizer respeito a tráfico de influência e favores políticos. Ora, trata-se então de uma amálgama de políticos socialistas, os tutti, e políticos sociais democratas, os frutti, numa mistura de membros de concelhias do PSD, ex-presidentes de câmara e vereadores do PS, que fermentou em actuais deputados e ministros. Neste que será provavelmente mais um daqueles casos da justiça portuguesa, em que a montanha vai parir um rato, e enquanto o País grita incessantemente por estabilidade, o PS e pesarosamente o PSD, dão-nos mais circo. É ingresso para espectáculo que ninguém queria ver.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas