MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médica

22/05/2021 08:01

O desconfinamento gradual, previsto e desejado, é o período de reencontro entre as diferentes gerações. Convém realçar que um vínculo seguro entre avós e netos é um privilégio para todos, laço este, que deve ser lembrado, incentivado e protegido.

Os avós de hoje vivem mais tempo, são mais saudáveis e têm maior disponibilidade para a convivência com os netos. Estão numa etapa de vida em que podem aproveitar melhor o tempo passado com os netos, comparativamente ao tempo livre passado com os seus próprios filhos. Na relação com os seus “mais que tudo”, os avós podem assumir diferentes papéis: companheiros, conselheiros, educadores e até figura primária de vinculação.

Para os avós, o relacionamento com os netos proporciona muitos benefícios, sobretudo emocionais, onde a satisfação, alegria e diversão, transformam os momentos juntos em memórias especiais. O convívio com uma geração mais nova, estimula também uma certa “renovação pessoal”, pois sentem-se mais jovens e atualizados. Do ponto de vista social, os avós sentem-se úteis e valorizados, pela responsabilidade de cuidar de uma criança, demonstrando que a sua experiência de vida é válida e importante.

Para as crianças, a convivência com os avós estimula o seu desenvolvimento global. No âmbito emocional, os avós oferecem um porto seguro, amor, mimos, atenção e muita paciência. São uma referência familiar, fonte de histórias, guardiões dos segredos e das memórias da família. São eles que fornecem um sentimento de pertença, e que dão sentido à própria existência dos netos. Os avós refletem a disponibilidade de estar, escutar, encorajar e ainda transmitem conhecimentos e habilidades. A cumplicidade que se estabelece entre as duas gerações une e fortalece a família.

Em algumas situações, os avós, além de fonte de afeto, são o suporte financeiro da família, especialmente quando os pais estão desempregados. Não menos raro, alguns avós assumem, sempre que lhes seja possível e necessário, o papel de principais cuidadores, quando os pais estão ausentes ou incapazes (por morte, doença, divórcio, emigração, detenção) de cuidar das suas crianças.

Como é natural em todos os relacionamentos, nada é perfeito! Por vezes podem surgir dificuldades na relação entre avós e pais, devido ao excessivo envolvimento dos avós na vida dos netos. Por isso, é importante que os avós respeitem os seus filhos, no papel de pais, e que as crianças aprendam que pais e avós cumprem papéis diferentes, mas complementares.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas