MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da SEDES Madeira

21/09/2023 08:00

Pela Saúde passam e cruzam-se fatores demográficos, sociais, económicos e ideológicos que permitem construir uma sociedade inclusiva, igualitária e mais próxima dos princípios da cidadania democrática.

Como membro do conselho executivo da associação Fórum Saúde XXI é com muita honra que vemos nascer em Portugal pela primeira vez um evento dedicado à Saúde com uma dimensão e relevância regional, nacional e internacional.

Nos próximos dias 29 e 30 de Setembro acontecerá o "GLOBAL HEALTH FORUM" no centro de congressos do Estoril, evento organizado pelo Fórum Saúde XXI em conjunto com a CIMGLOBAL, para debater e analisar o futuro da Saúde.

O evento conta com uma agenda de centenas de oradores onde a região Autónoma da Madeira marca importante presença e já supera as 3 000 inscrições, ultrapassando todas as nossas expetativas iniciais e comprovando a importância que o tema tem para a sociedade bem como a forma ampla com que se irá promover este debate de ideias onde procuraremos entregar novas soluções, caminhos e objetivos para o que nos une: A Saúde.

Ao longo destes dois dias o "GLOBAL HEALTH FORUM" apresentará à sociedade a visão especializada de quem promove e cuida da Saúde, incentivando o debate aberto a todas as frentes que marcam o futuro do mundo: ambiente, digitalização, humanização.

O "GLOBAL HEALTH FORUM" é organizado pela associação Fórum Saúde XXI que é ela também parte determinante do Observatório nacional da Sedes para a área da Saúde.

Andrea Lima, presidente executiva do Fórum Saúde XXI, e o Professor Adalberto Campos Fernandes, Chairman do Fórum Saúde XXI, acompanham de perto a Saúde da Região Autónoma da Madeira. A primeira marcando sempre presença em todas as iniciativas da SEDES Madeira e o segundo tendo sido o Ministro da Saúde que aprovou a construção do novo Hospital Universitário da Madeira contribuindo decisivamente, e autonomamente de toda e qualquer diferença de cor politica ou partidária, para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.

A Madeira estará representada no evento com vários oradores mas também com o contributo decisivo de varias personalidades da área no nosso conselho estratégico do próprio evento tendo contribuído decisivamente para este marco que é já um sucesso e entre os quais destaco, agradecendo pessoalmente, à nossa Vice-Presidente da SEDES Madeira, Fabrícia Teixeira, e à nossa Coordenadora do Observatório Saúde e Solidariedade da SEDES Madeira, Regina Rodrigues.

O evento conta com oradores provenientes de mais de dez países como Áustria, Suíça, Espanha, EUA, Canadá, Inglaterra, Malta, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Noruega, Países Baixos, Itália, Grécia e Portugal.

O "GLOBAL HEALTH FORUM" é um evento que visa despertar a nossa consciência individual e coletiva para o papel da saúde como elemento fundamental do desenvolvimento económico, da coesão social e do bem-estar e segurança dos cidadãos.

Com contributos especializados estarão representados diferentes sectores da sociedade como fundações, tecnológicas, municípios, associações cívicas, energia e a banca entre outros mais.

Ao longo dos dois dias (29 e 30 de setembro) iremos abordamos temas como a ligação da saúde com o ambiente, sustentabilidade, alterações climáticas, tecnologia e IA, ciência e inovação, políticas Globais de saúde, saúde mental, arquitetura das cidades saudáveis, turismo de saúde, data science, bem-estar da Mulher, o futuro da transplantação, jovens investigadores, nova geração dos hospitais, longevidade, demografia, inclusão, a capacitação das pessoas para a saúde, sociedade civil, o futuro dos profissionais de saúde, entre outros.

O "GLOBAL HEALTH FORUM" reconhece que a saúde das pessoas está intimamente ligada à erradicação da pobreza, à equidade e justiça social, à alimentação, à habitação, ao acesso a cuidados de saúde, às alterações climáticas e ao nível de educação.

One Health For All - Saúde que Une.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas