MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

3/02/2022 08:00

Mas, antes disso, fiquemos com um pouco de história sobre a origem da importância dos 100 primeiros dias de governação. Tudo começou com a fuga do exílio de Napoleão Bonaparte da ilha de Elba, a 20 de março de 1815, para reconquistar o poder na França, até ser, novamente, derrotado por uma coligação das principais potencias europeias de então (Inglaterra, Prússia, Áustria, Rússia), tendo este período ficado conhecido pelo "Governo dos 100 Dias".

Mas foi no século XX, sobretudo por influência americana, pela presidência de Franklin Delano Roosevelt, cujos primeiros 100 dias de governação, iniciados a 4 de março de 1933, foram marcados por um vasto e ousado conjunto de iniciativas e medidas, que se passou a assinalar a data.

Desde então, todos os presidentes americanos são avaliados pelos seus primeiros 100 dias de governação, o mesmo acontecendo agora um pouco por todas as democracias ocidentais em que os governos são igualmente avaliados quando perfazem este marco temporal.

No caso da Câmara Municipal do Funchal e de Pedro Calado, é por demais evidente que estamos num novo ciclo, marcado pela assertividade e capacidade de decisão e acção, sem receio de enfrentar os problemas, procurando resolvê-los em benefício de toda a população.

Neste contexto, são já muitas as decisões tomadas. Ora vejamos algumas: aprovação do Orçamento Municipal. Pacote Fiscal para 2022, que beneficia os munícipes. Nomeação de competentes e credíveis administradores para as empresas municipais, Sociohabita Funchal e Frente Mar Funchal. Pagamentos a fornecedores e diminuição do prazo de pagamentos. Regularização dos pagamentos dos apoios sociais (centenas de processos pendentes da anterior vereação). Resolução do diferendo com a ARM. Diligências bem-sucedidas para aumentar elegibilidade dos Fundos Comunitários. Reforço da comparticipação do PO SEUR para a nova ETAR, e prorrogação do prazo da obra, bem como avançar definitivamente com a obra. Aquisição de novas viaturas para o Departamento de Ambiente. Reuniões periódicas com a PSP, com pedido de reforço do policiamento na cidade, mais iluminação e mais colaboração no ordenamento e controle do trânsito. Início de obras na Estrada Monumental para resolver os problemas causados no trânsito pela ciclovia. Lançamento da segunda fase do projecto para diminuir as perdas de água e, simultaneamente, renovar as redes. Articulação com o Governo Regional de modo a obter sinergias e beneficiar o Funchal e os funchalenses. Inauguração já de duas infraestruturas viárias, bem como a inauguração da requalificação do Campo de Jogos de São Gonçalo.

Esta intensa actividade, em apenas 100 dias, a procissão ainda vai no adro e mostra a todos os funchalenses que podem confiar em Pedro Calado e na sua equipa e que o projecto, que foi a votos, no dia 27 de Setembro, será devidamente implementado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas