MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

13/11/2022 06:56

Sim, eu sei que não é nada de novo. Que já não nos devíamos sequer pasmar… Mas ora bolas! Se é verdade que hoje em dia o escrutínio é muito maior, não é também mentira que o fim é, invariavelmente, o mesmo. Da mesma forma que rebenta o escândalo, rapidamente são apresentadas desculpas esfarrapadas…. Tenta-se, a todo o custo, segurar os infratores. Caso não dê, finge-se deixar cair. Logo logo aparece outro galho para esse macaco. Isto na política… Já na justiça, oh oh. Ora prescreve. Ora é arquivado. Isto quando não são absolvidos, indemnizados e prometidos ao Panteão.

Desta vez foi um tal de Miguel Alves. Nunca tinha ouvido falar de tal personagem. Assumo. Mas eles são mais que as mães. É natural que algum escape.... Então não é que esse sujeito, entre outras falcatruas, adjudicou contratos pela Câmara de Caminha para favorecer uma empresa da mulher do ex-autarca de Santo Tirso?! Que simpatia de homem.

Para além disso, o mesmo tipo afável, negociou e assinou um contrato que obrigou o Município que presidia a adiantar 300 mil euros em rendas a um empresário para a construção de um Centro de Exposições. Só que, apesar de o contrato-promessa entre o promotor e a autarquia ter sido assinado em 2020, a obra ainda não começou!

Fiquei curioso e fui ver quem era o amável espertalhão que fazia tão bem a sua caminha. Nada mais, nada menos que o actual braço direito do nosso Primeiro. Aliás, foi mesmo nomeado sendo já arguido. Bem, isto não quer dizer grande coisa… Por cá, em tempos, também se nomeou uma diretora da Economia sabendo, já na altura, que estava a ser investigada num alegado esquema de fraude. E nomeou-se porque até prova em contrário são todos santos. Todos. E não sou eu que o digo pois não percebo nada disto. É um senhor deputado socialista de seu nome Sousa Pinto (mais um que não conhecia) que o diz com toda a propriedade. "Não acho bem que pessoas, porque foram constituídas arguidas, fiquem numa espécie de limbo cívico ou de morte cívica". Pois não! Deviam continuar por aí no bem bom, não era? Era só o que faltava. Privarmos estes marotos de continuarem a sua actividade? Nem pensar…

Se inicialmente a intenção era essa e António Costa manteve a confiança no seu adjunto, 10 dias depois abriu-lhe a porta da saída. Está bem que ainda demorou, um bocado, vá. Mas nada contra. Eu faria o mesmo. Amigo que é amigo, a gente cuida. Pelos menos até eles nos "encostarem à parede" e mostrarem que, afinal, não valem nada… Atire a primeira pedra quem nunca se enganou nos amigos que escolheu!

O pior é que, hoje em dia, começa a ficar difícil confiar em alguém e é preciso constituir Governo. A Ministra Patrícia Gaspar? Quando era Secretária de Estado do MAI, comprou à empresa onde trabalhava a sua irmã quase 1,2 milhões em equipamentos. A ex-Ministra da Cultura fez contratos com empresas do pai, da mãe, do irmão e até da própria. O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares? Nomeou a esposa do Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal para chefe do seu gabinete. Já Pedro Nuno Santos, assinou mais de 20 contratos com o Estado e recebeu para lá de um milhão de euros através da empresa que detém com o pai. Até a Ministra da Presidência, por sinal filha de um ex-Ministro também, contratou um rapazito de 21 anos recém-licenciado e sem experiência profissional por uns míseros 4 mil euros mensais. Porventura até já põe em prática a semana de 4 dias. Enfim… Ai do português que se queixe! Nós somos dos países mais ricos do mundo… Ai somos, somos. Só pode! É que eu não sei se muitas mais nações se poderiam orgulhar de sustentar tanto patife e ainda conseguir sobreviver!

Mas, ao menos, uma coisa é certa. De falta de entreajuda esta malta não se pode queixar! A família está sempre em primeiro. Já estão como a Elma Aveiro quando diz que "se ele não dá a nós, vai dar a quem?". Ora bem. A diferença é que o dinheiro do menino de ouro, é ele que ganha. Pode e deve fazer com ele o que quiser e bem entender. Já o do(s) outro(s)…

Pedro Nunes escreve ao domingo, todas as semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas