MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira

8/06/2023 08:00

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra, sendo, portanto, o maior ecossistema do nosso planeta. Além disso, são o lar de uma biodiversidade imensurável, desde o microscópico plâncton até ao colossal cachalote. Muitas espécies ainda estão por descobrir e outras, infelizmente, estão em perigo de extinção devido às ações humanas.

As ameaças aos oceanos são muitas e variadas: poluição, sobre-pesca, alterações climáticas, acidificação dos oceanos, destruição do habitat marinho, entre outras. A poluição dos oceanos, por exemplo, tem aumentado dramaticamente nos últimos anos, particularmente devido à grande quantidade de plástico que chega até eles. Este problema afeta não apenas a vida marinha, mas também as comunidades humanas que dependem dos oceanos para o seu sustento e bem-estar.

O Dia Mundial dos Oceanos foi estabelecido com o objetivo de informar o público sobre o impacto das ações humanas nos oceanos e mobilizar e unir a população mundial num projeto global de gestão sustentável dos oceanos. É uma oportunidade para celebrar a beleza, a riqueza e o potencial dos oceanos, mas também para tomar medidas concretas para protegê-los.

Portugal, com a sua extensa costa marítima e a sua rica tradição ligada ao mar, tem uma responsabilidade particular na preservação dos oceanos. A exploração sustentável dos recursos marinhos, a promoção da investigação e da inovação na área do mar, a preservação da biodiversidade marinha, e a redução da poluição marinha, devem ser prioridades claras na nossa agenda.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, devemos todos parar para refletir sobre o que podemos fazer, individual e coletivamente, para proteger este recurso inestimável. Seja reduzindo o nosso consumo de plástico, apoiando a pesca sustentável, educando-nos a nós e aos outros sobre a importância dos oceanos, ou alertando ou pressionando os nossos governantes a tomarem medidas para a sua proteção.

Os oceanos são o coração do nosso planeta. Como diz o provérbio, "nós não herdamos a Terra dos nossos antepassados, nós pedimo-la emprestada aos nossos filhos". Assim, cabe-nos a nós garantir que os nossos oceanos, e com eles a nossa Terra, são preservados para as gerações futuras.

Que este Dia Mundial dos Oceanos seja um lembrete da beleza e da importância dos nossos oceanos, mas também do trabalho que ainda temos pela frente para garantir a sua preservação. Afinal, a saúde dos nossos oceanos é a saúde do nosso planeta.

Cândida Carvalho escreve
à quinta-feira, de 4 em 4 semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas