MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz

8/02/2023 08:00

A I Semana do Ambiente de Santa Cruz será um evento multidisciplinar, com objetivos vários, sendo um deles a sensibilização, nomeadamente das camadas mais jovens, para a questão ambiental e para a importância de todos fazermos a nossa parte em prol do Planeta, nossa casa comum e garante de um futuro.

Pela nossa prática política de dez anos, temos notado que todo o investimento ambiental, e ele tem sido regular e importante, cai por terra se não houver um envolvimento da sociedade como um todo. Esta questão é particularmente visível na área dos resíduos sólidos, onde apesar da aposta na reciclagem e na criação de um ecocentro para recolha de materiais diferenciados, continuam as más práticas de abandono de monstros na via pública, uso indevido dos contentores e até depósito de matérias perigosas junto dos pontos de recolha, como restos de óleos industriais e outros.

Em política ambiental não basta apenas investir, há que desenvolver todo um trabalho de sensibilização multidisciplinar, envolvendo a sociedade e criando laços e compromissos que vão muito além do trabalho público e das premissas políticas. Se existe área onde a cooperação com as forças vivas e com os cidadãos faz sentido essa é a área ambiental, porque todos nos devemos envolver sob pena das boas práticas e do investimento realizado não atingir a sua plena concretização.

Deste modo, a I Semana do Ambiente de Santa Cruz será focada nos objetivos tradicionais da chamada de atenção para questões como a sustentabilidade do Planeta, a poluição luminosa, e a questão animal, mas também terá uma grande aposta na ligação com as escolas, nomeadamente através de visitas aos nossos serviços relacionados com o ambiente, no sentido de dar a conhecer e de implementar uma cultura de valorização de todo o trabalho realizado e das pessoas que todos os dias dão muito de si à limpeza do concelho. Acreditamos no efeito multiplicador do exemplo das crianças em relação aos adultos, levando a mensagem dos serviços que estão disponíveis e da importância de os utilizar em prol de um bom ambiente para todos.

Deste modo, farão parte do programa visitas das escolas ao Ecocentro e Estação de Transferência, à Estação de Tratamento de Águas de Santo António da Serra, à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gaula, e ao Campo Ambiental do Santo da Serra.

Paralelamente, haverá o hastear das Bandeiras Eco-Escolas, ações de limpeza e reflorestação, e ações que envolverão a SPEA e o nosso Centro de Recolha Oficial de Animais.

Na Casa da Cultura terá lugar um importante e heterogéneo programa cultural e recreativo, com expositores, cinema, música, atividades várias nas áreas do desporto e yoga, bem como uma campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica.

Haverá também o já tradicional apagão da Hora do Planeta, sensibilizando para a importância de uma iluminação eficiente e amiga do ambiente, que salvaguarde a vida das aves marinhas.

Esta I Semana do Ambiente é o nosso compromisso para uma política que, nesta importante área, envolva toda a sociedade, reeduque para boas práticas e salve o nosso Ambiente sempre profícuo no discurso, mas fraco numa ação que nos comprometa a todos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas