MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

8/10/2023 08:00

Betsaida é uma cidade em ruínas, a Universidade americana de Nebrasca, no Omaha, realizou escavações arqueológicas, suficientes para identificar a pátria de São Pedro, de seu irmão André, e do apóstolo Filipe. Está muito próximo de Cafarnaum, onde depois Pedro, como pescador, vivia com sua sogra e se tornou a morada preferida de Jesus na Galileia.

Na época bíblica a cidade estava assentada sobre um pequeno monte chamado "Tell", devido ter sob ela outras cidades destruídas pelas invasões inimigas. Os arqueólogos encontraram e colocaram visíveis dois bairros, um de pescadores e outro residencial construídos com pedra de basalto, semelhante à que encontramos em Cafarnaum e Corazím, cidades citadas no Novo Testamento. As estradas eram apertadas e tortuosas, como encontramos ainda hoje em Jerusalém, mesmo entre os edifícios públicos. É curioso que a casa mais representativa era a "Casa do Pescador", porque dentro delas se encontraram barcos e redes, utensílios do tempo de Jesus. Outra era a "Casa do Vinhateiro", onde encontraram quatro ânforas para conservar o vinho e os instrumentos para podar a vinha.

Betsaida era uma cidade antiquíssima que os arqueólogos americanos identificaram como a bíblica "Ser", citada no livro de Josué (Jos.19,35), no território de Gueshur, que estava de boas relações com Israel. É interessante notar que o Rei David casou com Maachá, filha do rei de Gueshur (2 Sam.3,3), matrimónio donde nasceu Absalão, que mais tarde se revoltou contra o pai e morreu, quando os cabelos se enredaram nos ramos de uma árvore, o cavalo fugiu, ficando Absalão preso e, depois, morto pelos cavaleiros de David que chorou amargamente pelo filho. Os arqueólogos descobriram pequenas estátuas de deuses pagãos, que eram proibidas aos judeus, atitude que os profetas condenam aos israelitas.

O historiador Flávio Josefo refere que no ano 30 depois de Cristo, o filho de Herodes o grande embelezou Betsaida, tornando-a capital da Gaulanítide inferior, pondo-lhe o nome de Betsaida Júlia, em honra de Lívia Júlia, esposa do imperador romano Augusto. Quatro anos depois, Filipe morria em Betsaida, sendo ali enterrado num magnífico sepulcro.

Jesus passou por esta cidade, apesar de realizar muitos milagres, os seus habitantes não se converteram. São conhecidas as palavras de Jesus:" Ai de ti, Corazím! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidónia! se tivessem realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito se teriam arrependido, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza... Mas eu vos digo que no dia do julgamento haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para vós" (Mt. 21,24).

Betsaida foi destruída na primeira revolta judia contra os romanos, nos anos 66-67 da nossa era. A destruição foi completa, de tal forma que dois séculos depois, Eusébio de Cesareia e São jerónimo, não conseguiram localizá-la.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas