MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

22/12/2021 08:00

Uma estória que desperta o interesse aos petrolheads? Claro.

Sendo preparados e adequados a cada tipo de Rali que se propunham realizar. Como também, ao longo dos anos finais da década de 70 e início de 80, foram sendo melhorados pelos mesmos técnicos ligados ao projecto - em 1978 o mesmo motor debitava 230 cv - e, que pretendia, dentro do grupo Fiat, manter a invencibilidade no Mundial de Ralis com o novo 131 Abarth Rally. Vence a primeira prova do mundial, o rali dos 1000 lagos com o histórica duplas Markku Alen - Ilkka Kivimaki, a 26 de agosto, a mesma equipa ganha em 1977 e 1978 o nosso Rali de Portugal. No ano de 1979, a Fiat corta no financiamento reduzindo a participação, e só em 1980 volta em força e à ribalta, já com o reforço de Walter Rohrl - Christian Geistdorfer que vence o Rali de Portugal e, por fim, em 1981 volta a ser ganho pela dupla Markku Alen - Ilkka Kivimaki. Em geral, o 131 Abarth Rally, revela um impressionante palmarés, nas principais provas do circuito mundial e europeu na época.

Além das equipas de fábrica, o novo 131 Abarth é opção para a famosa Jolly Club, Fiat Ricambi, Parmalat entre outras equipas privadas em Itália, destaco também as equipas em França, apoiadas pela filial Fiat francesa, apoiando pilotos como a famosa Michèle Mouton e o Jean Claude Andruet. Mas também outros pilotos, ao volante dos 131 Rally, um pouco por toda a Europa e até em provas fora do velho continente.

De início, fora muito criticado pelos defensores do Lancia Stratos - campeão do Mundo em 1974, 75 e 76 -, que na sua opinião, a ele caberia a posição de favorito na aposta ao campeonato mundial, nessa segunda metade da década de 70. Mas o tranquilo 131, numa época de tração integral nos Ralis, apresentou na sua versão rally, uma enorme fiabilidade a par de uma versatilidade que a todos desfez as dúvidas, com o atingir, por fim, do ponto mais alto do pódio: com a tripla conquista de Campeão do Mundo de Rally em 1977, 78 e 1980! Anos de ouro nos Ralis para marcas do Grupo Fiat.

Precisamente neste último ano, o vencedor e campeão europeu de ralis, foi o piloto italiano Adartico Vudafieri, que participou nas edições de 1980 e 1981 do Rali Vinho Madeira, a prova madeirense, que desde 1979 entrara no Campeonato Europeu de Ralis, atraindo à prova rainha insular de pilotos da primeira linha - a sua primeira edição foi em 1959, é anterior à edição inaugural do Rali de Portugal. [cont.]

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas