A embarcação afeta à Estação Salva-Vidas (ESV) de Santa Cruz foi empenhada, ao início da tarde desta quarta-feira, no resgate de uma cidadã de nacionalidade polaca, com cerca de 77 anos, que “sofreu um trauma num membro inferior esquerdo enquanto percorria a Vereda da Ponta de São Lourenço”, no concelho de Machico, revelou o SANAS em comunicado.
Após o alerta, foram de imediato mobilizados os meios de socorro marítimo, tendo a vítima sido assistida no local pela equipa de bombeiros. Face à localização e às limitações de acesso por via terrestre, o resgate foi efetuado por mar, com a mulher a ser transbordada para a marina do “Dreams Madeira Resort”.
À chegada à marina, “a vítima foi encaminhada para uma ambulância”, seguindo posteriormente para uma unidade de saúde para observação e tratamento médico.
“Concluída a operação, a embarcação SANAS101 regressou à Estação Salva-Vidas de Santa Cruz, onde retomou o seu estado de prontidão operacional”.
A ação de socorro foi coordenada pelo Centro de Comando, Comunicação e Controlo do SANAS Madeira, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).