Um homem foi ontem transferido de urgência do Porto Santo para a Madeira, durante a noite, depois de ter sido encontrado em paragem cardiorrespiratória (PCR) na via pública, junto a uma motorizada.
O alerta mobilizou de imediato a equipa médica da EMIR e os Bombeiros Voluntários do Porto Santo, que conseguiram reverter a paragem cardiorrespiratória, estabilizando a vítima ainda no local. Apesar dos esforços, o homem manteve-se em estado crítico.
Após transporte para o centro de saúde e estabilização inicial, foi desencadeada uma complexa operação de evacuação médica urgente para a Madeira. A missão contou com a intervenção da Força Aérea Portuguesa, através de um helicóptero Merlin, com o apoio da equipa médica da EMIR da Ilha Dourada.
À chegada à Madeira, no Aeroporto da Madeira, a vítima foi novamente assistida pela equipa da EMIR e por socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguraram o seu transporte numa ambulância para o hospital, onde deu entrada em estado crítico.