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Seis em cada 10 portugueses estão dispostos a pagar mais por uma moda ética e sustentável

JM-Madeira

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Data de publicação
22 Outubro 2021
14:57

Seis em cada 10 portugueses estão dispostos a pagar mais por uma moda ética e sustentável, segundo apurou uma sondagem sobre sustentabilidade realizada pelo Showroomprive.pt, o clube de vendas privadas on-line especializados em moda e complementos de marcas exclusivas.

De acordo com este estudo, que procurou determinar como é a relação dos portugueses com aquela moda que cobre as necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras, 56,09% dos consumidores afirmam ter comprado alguma vez roupa fabricada com tecidos ecológicos certificados e fabricada de forma justa e o mais localmente possível.

No caso dos produtos cosméticos, o compromisso é levemente maior, com 56,80% da população a afirmar ter adquirido em alguma ocasião produtos clean beauty.

À pergunta "Os portugueses definem-se como indivíduos que respeitam e estão conscientizados com o meio ambiente?", a resposta é clara, com 9 de cada 10 portugueses a apresenta um autoconceito de si mesmo alinhado com o respeito e a proteção do meio ambiente. Especificamente, 95,18% dizem ter em mente a importância de cuidar da saúde do planeta, em comparação com 4,82%.

Quanto à frequência com que compram roupas, 75,21% dos inquiridos apontaram adquirir moda somente em caso de carecer realmente de alguma peça de roupa indispensável. Em contrapartida, há quem parece ter datas definidas para efetuar este tipo de shopping: uma vez por mês é a frequência de compra de 18,27%. E há aqueles com uma assiduidade maior: todas as semanas e/ou duas vezes por semana é a constância de 6,51% dos entrevistados.

No que concerne ao conjunto de fatores que influenciam no consumo de moda, em quarto lugar com 16,29% de votos, encontramos a ecologia e a sustentabilidade. A opção número um, com 58,07% é o fato de que a roupa seja favorecedora, seguida de boa qualidade da roupa (56,66%) e os baixos preços (51,70%). Outras questões a considerar são a marca (5,24%), as tendências do mundo fashion (4,11%) e a roupa de segunda mão (1,56%).

Já quando questionados sobre se "estão dispostos a pagar um preço maior por comprar moda sustentável", 64,73% dos inquiridos respondeu afirmativamente.

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