MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Portugal recebeu 87 pedidos para localizar alegados intervenientes na guerra

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Agosto 2023
17:36

As autoridades portuguesas receberam em 2022 um total de 87 pedidos de localização de cidadãos com alegada intervenção na guerra na Ucrânia, não tendo havido qualquer caso localizado em Portugal, segundo um relatório do Ministério Público (MP).

"As autoridades portuguesas foram destinatárias de 87 pedidos de localização de cidadãos alegadamente intervenientes no conflito, não tendo sido localizados em território nacional", lê-se no relatório síntese da atividade do MP em 2022, hoje divulgado.

Sobre processos de extradição, o relatório adianta que dos 69 procedimentos desencadeados em 2022, entre pedidos feitos por Portugal e pedidos recebidos de outros Estados, resultaram cinco entregas de cidadãos e outros cinco recebidos pelas autoridades portuguesas.

"Desencadeados a partir de 2022 destacam-se procedimentos de extradição a pedido da Bielorrússia que, já em 2023, foram recusados, atendendo à situação de direitos humanos naquele Estado, e um procedimento de extradição com a Índia, que foi recusado por insuficiência de garantias em caso de prisão perpétua", lê-se no relatório.

Em relação aos mandados europeus de detenção, em 2022 Portugal recebeu 105 pedidos, dos quais 70 foram executados, sendo a Alemanha (17), Espanha (14) e França (13) os principais destinatários dos mandados executados.

Já Portugal emitiu 165 mandados de detenção europeus, tendo-lhe sido entregues 86 cidadãos procurados pelas autoridades judiciárias portuguesas.

"Não em execução de mandados de detenção europeus, mas na sequência da inserção do Mandado no Sistema de Informação Schengen, foram entregues a Portugal oito pessoas pelas autoridades suíças. Assinale-se, ainda, que o Reino Unido, através do Trade and Cooperation Agreement (TACA), entregou 13 pessoas às autoridades portuguesas e estas executaram positivamente quatro mandados do TACA", acrescenta o relatório.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas