MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Portugal estará alinhado com aliados para garantir paz e segurança

Data de publicação
15 Março 2025
14:05

O primeiro-ministro participou hoje numa reunião por videoconferência com o objetivo de alcançar um cessar-fogo na Ucrânia e salientou que Portugal estará ao lado dos seus aliados “para garantir a paz e a segurança hoje e no futuro”.

“Participei hoje numa reunião promovida pelo Reino Unido e pela França no quadro dos esforços para alcançar um cessar-fogo na Ucrânia, com base em negociações para uma paz justa e duradoura”, escreveu o primeiro-ministro na sua página oficial na rede social X.

Luís Montenegro indicou que Portugal estará ao lado dos seus “aliados para garantir a paz e a segurança hoje e no futuro”, seguindo “os princípios do direito internacional”.

O primeiro-ministro entrou nessa reunião por videoconferência a partir do Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa, onde esteve também o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

A reunião durou cerca de duas horas. No final, Luís Montenegro e António Costa saíram do edifício ao mesmo tempo.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro partilhou imagens ao lado do presidente do Conselho Europeu.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro salientou que “Portugal tem manifestado disponibilidade para contribuir em conjunto com os seus parceiros europeus, para um quadro de iniciativas que contribuam para alcançar a paz, em linha com os princípios do direito internacional, e para garantir que a mesma possa ser sustentável no tempo”.

A reunião, em que participaram perto de 30 países europeus e não europeus, “enquadra-se nos contactos em diferentes formatos realizados nas últimas semanas sobre iniciativas de paz e futuras garantias de segurança para a Ucrânia, que têm contado com a participação de Portugal a nível político e militar”, referiu a mesma fonte.

“As discussões neste formato visam abordar a prossecução dos esforços para obtenção de um cessar-fogo, que sirva de base a negociações para uma paz justa e duradoura, suportada por garantias de segurança robustas e eficazes para a Ucrânia”, acrescentou o gabinete do primeiro-ministro.

No final deste encontro virtual, o primeiro-ministro britânico anunciou que os preparativos para a constituição de uma força de manutenção de paz na Ucrânia vão avançar para uma fase operacional.

“Vamos agora passar a uma fase operacional. As nossas forças armadas reunir-se-ão esta semana, na quinta-feira, aqui no Reino Unido, para estabelecer planos fortes e sólidos para apoiar um acordo de paz e garantir a futura segurança da Ucrânia”, anunciou Keir Starmer, numa conferência de imprensa.

Segundo Starmer, “este é o momento de iniciar o debate sobre um mecanismo de gestão e controlo de um cessar-fogo total”.

A conferência acontece após várias semanas de diplomacia intensa por parte dos países europeus para mostrar aos Estados Unidos a disponibilidade para participar num processo de paz, mas também dos EUA, que têm mantido contactos com Kiev e Moscovo para chegar a um entendimento.

A maioria dos países participantes são europeus, mas o encontro inclui também a própria Ucrânia, além do Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia. A União Europeia e a NATO também deverão estar representadas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas