MADEIRA Meteorologia

Rede de vigilância meteorológica nacional concluída com dois radares nos Açores

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
06 Fevereiro 2025
15:29

A rede de vigilância meteorológica nacional encontra-se finalmente concluída, permitindo a cobertura total do território nacional, após a entrada em funcionamento de dois radares meteorológicos nos Açores, que teve lugar recentemente.

A cerimónia de apresentação dos radares meteorológicos decorreu no passado dia 24 de janeiro, no Palácio de Sant´Ana, em Ponta Delgada, num ato que contou com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, e do presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), José Guerreiro.

Os novos equipamentos estão localizados em Pico dos Santos de Cima, na Ilha de São Miguel, e no Morro Alto, nas Flores, representando um investimento de aproximadamente cinco milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), lê-se na mesma nota.

“Os dois radares permitem detetar em tempo real a precipitação na atmosfera e avaliar com precisão a sua quantidade e intensidade, deslocamento e evolução de sistemas com precipitação associada num raio de 300 quilómetros”, sendo que “a par destes equipamentos, foram ainda instaladas duas estações meteorológicas contíguas aos mesmos e dois detetores de descargas elétricas em São Miguel e nas Flores”.

Segundo nota de impres do IPMA, na ocasião foi assinado um protocolo de cooperação entre este Instituto e o Governo açoriano, que prevê a constituição do Observatório Climático do Atlântico (OCA).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas