MADEIRA Meteorologia

Profissionais de saúde podem vir a sofrer de stress pós-traumático

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Fevereiro 2021
9:56

O diretor do serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria, Cláudio Laureano, alertou hoje para o facto de que os profissionais de saúde podem vir a sofrer de stress pós-traumático, idêntico ao que sofrem os militares que combatem na guerra.

De acordo com psiquiatra, o "sentimento de impotência e de exaustão" leva ao "desenvolvimento de níveis de ansiedade e mesmo posteriormente a quadros depressivos reativos e 'burnout', não só em profissionais de saúde, como em quem trabalha em instituições e tenha lidado com muitas mortes que não eram expectáveis".

Já António Mota, enfermeiro especialista na área mental, acredita que se verificará "muitas pessoas a sobreviverem como os ex-militares que passaram a vida toda a sobreviver e a sofrer silenciosamente por causa do stress pós-combate".

Por isso, desafia o Governo a que seja criado um programa a nível nacional para dar resposta a todas as situações.

"Não devem ser projetos individuais, mas um desígnio nacional que estabeleça uma estratégia que facilite o acesso à ajuda dos sobreviventes."

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas