MADEIRA Meteorologia

Montenegro: “Não pratiquei nenhum crime”

Data de publicação
01 Março 2025
20:20

O primeiro-ministro acaba de dar ao País um conjunto de explicações sobre a sua vida profissional e familiar para afastar qualquer dúvida sobre eventuais conflitos de interesses e garantiu que não praticou nenhum crime. Sendo assim, acredita que tem condições para continuar a liderar o Governo de Portugal.

Garante Luís Montenegro que já deu explicações durante a moção de censura, mas passada uma semana sentiu que tinha de voltar a falar aos portugueses para dar conta do que faz a empresa que fundou e que é gerida pelos filhos e a mulher.

Lembrou que “não é justo” que tenha de privar os filhos do trabalho que desenvolvem pela circunstância de estar agora a ocupar as funções de primeiro-ministro. E garantiu que sempre que sentir que pode haver situações de conflito de interesses vai inibir-se de decidir enquanto primeiro-ministro.

O chefe do Governo garante que se afastou depois de regressar à política e confia nos portugueses para que Portugal continue com políticas de desenvolvimento.

Acrescenta que está na hora de os cidadãos perceberem o risco das crises e das insinuações permanentes. Lembrou o risco de o País ficar nas mãos de políticos sem passado e sem futuro profissional.

Luís Montenegro apresentou os seus dados que, no seu entendimento, atesta que Portugal está no bom caminho e que este desenvolvimento não deve ser interrompido.

“A execução orçamental deste ano começou bem e estamos inclusivamente a diminuir a dívida a fornecedores”, relevando que “a divida externa abaixo dos 60% do PIB”, quando “em 2010 superava os 100%”. Mais, “temos um país em movimento, o investimento público está no terreno, baixamos impostos, subimos pensões, criamos um suplemento extraordinário para idosos...”, partilhou.

Luís Montenegro diz que “a crise política deve ser evitada”. “Estou aqui desde a primeira hora em exclusividade total”.

Constatou que a exposição a que foi sujeito com a família chegou a um limite que nunca pensou, anunciando que a empresa passa totalmente a ser gerida pelos filhos, que inclusive “mudará de sede”, e com isto espera também que a oposição cumpra aquela que foi a vontade da maioria dos portugueses.

No final de uma longa declaração, Montenegro garantiu que o seu governo tem condições para continuar a liderar os destinos de Portugal. Porém, reconhece a necessidade de uma moção de confiança, para a qual espera obter o apoio de outras forças políticas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas