MADEIRA Meteorologia

Data de publicação
30 Maio 2025
11:19

O ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, disse hoje que a conjuntura internacional de incerteza pode ser uma oportunidade para a Europa e para o euro em termos internacionais.

“Sabemos que a atual conjuntura internacional é de fortíssima incerteza em termos quer económicos, quer de segurança [...] mas também pode ser para a Europa, como temos defendido a nível dos debates europeus, uma fonte de oportunidade, sobretudo para o papel do euro em termos internacionais”, afirmou o ministro.

O governante falava na conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sob o tema “Uma Nova Ambição para os Mercados de Capitais”, em Lisboa.

Miranda Sarmento disse ainda que a Europa tem que trabalhar em conjunto para “enfrentar os desafios e encontrar as melhores soluções que posicionem a Europa como um parceiro de referência e confiável junto dos investidores”.

Em termos de regulação, o ministro das Finanças ressalvou que o quadro regulamentar a nível europeu está “cada vez mais complexo” e usou o exemplo dos ‘criptoativos’ que também necessitam de regulamentação, porém de uma forma mais “adequada e proporcional, que permita reforçar a confiança de todos nos agentes do mercado”.

Em termos nacionais, o governante lembrou que o marcado nacional apresenta “algumas limitações e desafios”, e defendeu que é necessário Portugal aproveitar a “atual dinâmica europeia”.

“Sabemos que o mercado de capitais nacional apresenta algumas limitações e desafios e devemos aproveitar a atual dinâmica europeia para posicionar o país e aproveitar as oportunidades que se criam para todos os cidadãos e, naturalmente, para as nossas empresas”, avançou Miranda Sarmento.

No que concerne aos instrumentos de poupança dos portugueses, “os depósitos a prazo são claramente dominantes”, disse, referindo que estes são “menos competitivos do ponto de vista do retorno de médio e longo prazo”.

O que revela “uma aversão ao risco natural dos investidores, sobretudo dos pequenos investidores”, acrescentou.

Em termos de políticas nacionais, o ministro lembrou que o atual Governo aprovou um pacote de medidas que assentam em incentivos para retenção de instrumentos financeiros a médio e longo prazo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas