MADEIRA Meteorologia

Mau tempo: Proteção Civil registou 713 ocorrências até às 23:00 a maioria inundações

Data de publicação
23 Janeiro 2025
9:15

A Proteção Civil registou, entre as 20:00 de segunda-feira e as 23:00 de quarta-feira, 713 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo inundações, tendo sido realizadas quatro operações de salvamento.

A região mais afetada foi Lisboa e Vale do Tejo, com 244 ocorrências, seguida do Centro (174) e Norte, sobretudo Área Metropolitana do Porto (169), referiu à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num balanço sobre o estado de alerta especial amarelo e laranja que esteve em vigor até às 00:00 de hoje em Portugal continental.

A maioria das ocorrências foram por inundações, tendo sido registadas 367, seguido de limpezas de via (150), quedas de árvore (88), movimentos de massa (61) e quedas de estruturas (43).

Registaram-se quatro operações de salvamento, duas terrestres e duas aquáticas. Numa das ocorrências uma mulher ficou ferida com gravidade devido à queda de uma árvore no Barreiro, distrito de Setúbal.

Em Santa Maria da Feira (Aveiro), duas pessoas foram resgatadas de uma viatura submersa e uma mulher foi retirada da sua casa inundada e transportada para o hospital devido a sintomas de hipotermia, numa situação que resultou em dois desalojados.

A ANEPC apontou ainda para a ocorrência de fenómenos extremos de vento na quarta-feira, com o mais significativo em Alcácer do Sal (Setúbal), que resultou em quedas de árvores, de cabos de distribuição elétrica e de comunicações e causou falhas de energia em duas localidades (Montevil e Torrinha).

No distrito de Portalegre, Avis e Crato também registaram um fenómeno extremo de vento, com danos associados à agricultura e sem registo de danos em infraestruturas ou feridos até ao momento, detalhou a mesma fonte.

O desagravamento do estado de alerta especial é válido para todos os distritos de Portugal continental, com a ANEPC a realizar um briefing técnico operacional com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Associação Portuguesa do Ambiente (APA) para um novo balanço, perante a previsão de novo agravamento do tempo a partir de sexta-feira, acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas