MADEIRA Meteorologia

Manuel de Lemos reeleito para sexto mandato à frente da União das Misericórdias

Data de publicação
06 Dezembro 2023
18:42

O jurista Manuel de Lemos foi hoje reeleito para mais um mandato à frente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), durante uma assembleia geral realizada em Fátima.

A eleição dos órgãos sociais para 2024-2027 contou com a votação de 334 misericórdias, de um total de 387.

De acordo com a informação divulgada pela organização, este foi o ato eleitoral “mais participado de sempre”, ao qual, pela primeira vez em 20 anos, concorreram duas listas.

Manuel de Lemos foi eleito com 225 votos e vai assumir o sexto mandato como presidente da UMP. Como opositor teve o provedor da Santa Casa de Pampilhosa da Serra, António Sérgio Martins, que encabeçou a lista B – “Devolver a UNIÃO às Misericórdias”.

Manuel de Lemos é também presidente da Confederação Internacional das Misericórdias e da Confederação Portuguesa de Economia Social.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) foi criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

Em declarações à agência Lusa antes das eleições, Manuel de Lemos afirmou que aceitou ir a votos “porque houve uma enorme insistência de um número muitíssimo significativo de provedores” que lhe pediram para continuar.

Em entrevista à Lusa no final de maio, Manuel de Lemos defendeu a modernização dos lares e uma mudança de padrão no apoio à população sénior, confessando, aos 74 anos, que gostaria de acabar os dias em casa, rodeado de livros, dos cães de companhia e dos amigos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas