MADEIRA Meteorologia

Governo dos Açores elabora plano para o bem-estar animal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2022
17:10

O Governo dos Açores "vai elaborar um plano para o bem-estar animal" integrando "as vertentes dos animais de produção e dos animais de companhia, com as respetivas distinções e especificidades próprias de cada uma", foi hoje anunciado.

A informação foi avançada pelo Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, na abertura da "Feira Açores dos Animais de Companhia", em Angra do Heroísmo, que decorre até domingo no Parque Multissetorial da ilha Terceira.

"Para além da legislação já em vigor, é preciso criar-se uma estratégia de longo prazo com um conjunto de preocupações, não só das entidades governativas e do poder local, mas sobretudo da sociedade organizada, desde logo, as associações de proteção animal", sublinhou António Ventura.

O governante acrescentou que "esses contributos são extremamente importantes" para que se possa "evoluir quer nos cuidados, que nas preocupações a ter com o bem-estar animal".

Para o titular pela pasta da Agricultura nos Açores, "nos próximos dez anos temos de traçar um caminho e definir as traves-mestras para o bem-estar animal".

"Já não é possível viver-se em sociedade sem que este tema seja de preocupação pública e política", frisou, citado numa nota divulgada no site na Internet do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

António Ventura destacou ainda o plano para a certificação das explorações pecuárias que o executivo está a desenvolver.

"O Governo Regional tem criado um conjunto de prioridades em termos de política pública para o bem-estar animal, quer nos animais de companhia, que nos animais de produção e nesse sentido, desde o ano transato, estamos a elaborar um plano para a certificação das explorações pecuárias", disse.

De acordo com o Secretário Regional, estão a desenvolver-se diversos cursos para auditores internos para que, o mais rapidamente possível, se inicie a certificação das explorações pecuárias.

"Queremos ser pioneiros nesta área, queremos dar o exemplo, queremos ser uma Região reconhecida como do bem-estar animal", sublinhou.

António Ventura anunciou ainda que os Matadouros de São Miguel e da Terceira obtiveram o certificado "Welfare Quality", um reconhecimento internacional do cumprimento de todas as práticas relacionadas com o bem-estar animal.

A "1ª Feira Açores dos Animais de Companhia", iniciativa do Governo Regional, em parceria com diversas entidades e associações, visa "realçar a importância do bem-estar animal através de palestras, workshops, demonstrações, desfiles e concursos", segundo o executivo açoriano.

O Secretário Regional destacou também que o evento tem uma função didática, pretendendo implementar uma consciência proativa e de conhecimento no que diz respeito ao bem-estar animal, mais concretamente em relação aos animais de companhia e as múltiplas interações existentes entre estes e os humanos.

"Com esta mostra queremos contribuir para uma sociedade mais responsável, mais inclusiva e mais respeitadora dos cuidados a ter com os animais", salientou o Secretário Regional, adiantando que se pretende ainda alertar para o não abandono, através da sensibilização das camadas mais jovens.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas