MADEIRA Meteorologia

Europeias: Líder da IL rejeita apoio a Costa para cargo europeu e critica propostas do PS e AD

Data de publicação
12 Maio 2024
15:07

O presidente da IL afirmou hoje que o partido recusa apoiar António Costa para um cargo europeu por não ter uma visão reformista e criticou propostas dos cabeças de lista do PS e AD às europeias.

“A Europa precisa de uma visão nova, de uma visão rejuvenescida e quando me perguntam se a IL apoiará António Costa para uma função na Europa eu digo não. Mas é má vontade? Não, é porque quem em Portugal não reformou, se conformou com a mediocridade, quem não desafiou interesses instalados, vai para a Europa fazer a mesma coisa”, afirmou Rui Rocha, na apresentação do manifesto da IL às europeias de 09 de junho, que decorreu no Jardim da Estrela, em Lisboa.

Rocha lembrou a frase do ex-primeiro-ministro António Costa perante a presidente da Comissão Europeia, quando questionou “se já podia ir ao banco” resgatar um dos cheques do PRR, para criticar o que classificou de “uma visão medíocre de Portugal de mão estendida” na União Europeia.

“Temos demasiadas vezes perguntado o que a Europa pode fazer por nós e menos vezes qual o nosso papel da Europa, como podemos contribuir”, criticou.

Na sua intervenção, que se seguiu à do cabeça de lista, o ex-líder João Cotrim Figueiredo, o presidente da IL deixou críticas a propostas apresentadas nos últimos dias pelos cabeças de lista do PS e da AD às europeias, Marta Temido e Sebastião Bugalho, respetivamente.

“Um dos partidos tem no seu programa uma medida que é promover mecanismos europeus que contrariem a fuga de cérebros em Portugal. Ora, a UE é um projeto de liberdade de circulação, esta gente quer que exista uma liberdade de ficar”, criticou, numa referência ao manifesto do PS.

Já quanto ao programa da AD, o líder da IL criticou a proposta de incluir a habitação na carta dos direitos fundamentais da União Europeia, questionando “quantas casas vai haver a mais” com essa inclusão.

“Não vai mexer nada no mercado. É a mesma coligação que, há três ou quatro dias, não votou favoravelmente um conjunto de medidas da IL que permitiam dinamizar o mercado de habitação e trazer mais casas para os portugueses”, criticou.

Rocha aproveitou para deixar críticas ao pacote apresentado na sexta-feira pelo Governo, “Construir Portugal”, considerando que fica muito aquém das ideias da IL em matérias como o IVA da construção, o mercado do arrendamento ou a descida do IMT apenas para os jovens até aos 35 anos.

Sem referir nomes, o líder da IL deixou ainda críticas ao cabeça de lista do Chega, Tânger Correia, por ter defendido “ideias sem pés nem cabeça”, nomeadamente por ter demonstrado “simpatia para com Milosevic”, o ex-presidente da antiga Jugoslávia, que foi acusado de genocídio crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos na Croácia, Bósnia e Herzegovina e Kosovo entre 1991 e 1999.

O manifesto eleitoral da IL, intitulado “Europa, um espaço de liberdade”, defende que “o projeto da União Europeia é exemplo inequívoco de sucesso da democracia liberal”.

No documento de 12 páginas, a IL elege como prioridade política o crescimento económico, que considera passar por “eliminar determinadamente a burocracia, promover menos regulação”, bem como “baixar e simplificar impostos, promover competição fiscal entre países e regiões, rejeitar impostos europeus, promover a simplificação dos processos fiscais para eliminar barreiras à concorrência no mercado único”.

A IL diz ser favorável “ao alargamento da UE no respeito pelos critérios de Copenhaga, com as necessárias adaptações à governança da UE” e a um reforço do investimento em defesa e segurança.

O partido apoiará, segundo o manifesto, “as reformas necessárias às instituições europeias, como seja a reformulação das votações por maioria qualificada, com salvaguardas de soberania; ou da composição e dimensão do colégio de comissários e respetivo sistema rotativo; e mesmo de recomposição dos comités parlamentares para lograr melhor eficiência”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas