MADEIRA Meteorologia

Companhia de Ballet inglesa mantém projeto sobre Aliança Luso-Britânica com Braga

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2023
11:01

A companhia English National Ballet (ENB) pretende continuar no próximo ano um projeto criado com escolas de dança, em Braga, para celebrar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, apesar de as comemorações culminarem este mês.

"Para nós, tem sido uma oportunidade incrível ter este projeto internacional e construir a relação com os parceiros portugueses, com potencial para futuros intercâmbios interculturais", afirmou a diretora de relações externas da ENB, Fleur Derbyshire-Fox.

A ideia é realizar um novo espetáculo em 2024 em Londres, tal como está previsto para 30 de junho deste ano e como aconteceu em julho do ano passado, nessa altura em Braga.

"Queremos manter os valores do tratado, que são importantes hoje em dia, talvez ainda mais, e transmiti-los às gerações mais jovens", vincou a responsável à agência Lusa.

A parceria começou com um desafio da comissão organizadora das celebrações Portugal-UK 650 para trabalhar com as comunidades locais em Braga e desenvolver um projeto sobre a aliança diplomática mais antiga em vigor.

A ENB começou então a trabalhar remotamente com seis escolas de dança locais, para desenvolver um espetáculo baseado nos princípios de paz, amizade, respeito e continuidade, com coreografia de Ruth Brill e música original de Charlotte Harding.

Membros da companhia inglesa deslocaram-se a Portugal para realizar uma performance ao ar livre com cerca de 100 bailarinos intitulada "Dança na Perpetuidade", na Praça do Município de Braga, em 09 de julho do ano passado.

A coreografia incluiu movimentos preparados para envolver o público, independentemente da idade ou da experiência em dança.

Além do calor intenso, Derbyshire-Fox admitiu ter sido complicado "criar um trabalho num local específico em Portugal e envolver a comunidade" local.

A celebração foi realizada em Braga por ser a capital do distrito onde foi assinado o primeiro tratado entre Inglaterra e Portugal, a 10 de julho de 1372, conhecido pelo Tratado de Tagilde.

Este texto foi confirmado um ano mais tarde pelo Tratado de Aliança, assinado em 16 de junho de 1373, em Londres, na Catedral de S. Paulo, em Londres, que será assinalado na quinta-feira numa cerimónia com o Rei Carlos III e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em 30 de junho, a ENB YouthCo, a companhia de jovens bailarinos da ENB, vai estrear, no Mulryan Centre for Dance, uma nova coreografia de Renato Peroni, inspirada na colaboração entre as escolas de Braga.

"No espetáculo do ano passado, sentia-se a melancolia portuguesa que reconheço imediatamente e que cria uma atmosfera intimista", descreveu Peroni, enquanto esta nova interpretação evidencia a diversidade cultural que caracteriza a companhia residente em Londres.

Fleur Derbyshire-Fox enfatiza que o objetivo do projeto foi sempre a cooperação e o diálogo intercultural porque "através da nossa forma de arte, estamos a promover uma compreensão da Aliança Anglo-Portuguesa e dos valores do tratado".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas