MADEIRA Meteorologia

Autárquicas: Ventura defende eleições sábado e domingo em vez de dois fins-de-semana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Março 2021
12:51

O presidente do Chega defendeu hoje que as eleições autárquicas de setembro/outubro devem ocorrer em dois dias, sábado e domingo, para evitar aglomerações, em vez de dois fins de semana distintos, como sugeriu o ministro da Administração Interna (MAI).

"Para efeitos de gestão política e eleitoral, seria mais adequada a realização das eleições, não em fins de semana diferentes, mas no mesmo fim de semana: no sábado e no domingo. Isto impediria a concentração de votantes no mesmo dia e facilitaria a gestão política e eleitoral autárquica", disse André Ventura em declarações à agência Lusa.

Em entrevista à Lusa, o ministro Eduardo Cabrita lembrou que nas autárquicas "não está previsto o voto antecipado", mas existe "abertura para ponderar modelos", sendo "a distribuição do voto entre dois fins de semana perfeitamente possível".

"É importante criar um mecanismo de salvaguarda para o adiamento ou divisão do ato eleitoral, mas sujeito a avaliação de necessidade, consoante a evolução da pandemia", acrescentou o deputado único do partido da extrema-direita parlamentar.

Cabrita referiu ainda que a lei eleitoral é assunto de "reserva absoluta" da Assembleia da República, mas adiantou que não há qualquer certeza "de que a situação em dezembro possa estar melhor do que em setembro", questionado sobre a alteração da data das eleições, como já propôs o PSD, um adiamento de dois meses.

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas