MADEIRA Meteorologia

APAV assinala o Dia Europeu da Vítima de Crime

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Fevereiro 2021
10:11

No dia em que se comemora o Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) destacou a importância do apoio a crianças e jovens vítimas de crime ou violência.

"De entre os objetivos que integram a missão da APAV, destaca-se o investimento na proteção e no reconhecimento dos direitos, necessidades e interesses específicos das vítimas de crime e, em especial, das vítimas particularmente vulneráveis. As crianças e jovens representam, pela sua idade, pela maior dificuldade em fazer valer os seus direitos e pela menor capacidade ou autonomia para denunciar e/ou procurar ajuda, um grupo particularmente vulnerável à vitimação. Por isso mesmo, a APAV tem atuado consistentemente, na promoção e proteção dos seus direitos", destaca a associação numa nota enviada à redação.

A associação mais recorda que esta efeméride "foi instituída pelo Victim Support Europe (VSE), organização que reúne 61 instituições de apoio à vítima oriundas de 31 países europeus, para recordar os direitos de quem é vítima de crime". A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima foi um dos membros fundadores do VSE e atualmente a presidência é ocupada por João Lázaro, também Presidente da APAV.

Para assinalar a data, a APAV apresentará, amanhã, pelas 10 horas, no seu canal de Youtube, oPrograma de Prevenção Hora de SER - Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos (dirigido a crianças entre os 6 e os 10 ano), destacando ainda o Projeto SER Plus, focado na prevenção da violência através da promoção de relacionamentos positivos.

A estas iniciativas, a associação junta ainda a sua colaboração no lançamento das campanhas "Podes não acreditar, mas existe" e "Tu consegues superar" do Victim Support Europe.

No caso da campanha "Podes não acreditar, mas existe", o objetivo é o de informar o público sobre a existência de serviços de apoio à vítima e encorajar as vítimas a entrar em contacto com esses serviços. ". A campanha apresenta informações personalizadas sobre os serviços de apoio às estimadas mais de 9 milhões de vítimas de crime nos 13 países europeus. Animações, vídeos e outros materiais de informação serão lançados nas redes sociais e offline de 22 de fevereiro até final de 2021 sob a hashtag #istoexiste", explica a nota.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas