MADEIRA Meteorologia

Apagão: Ministra leva a Bruxelas carta da Península Ibérica sobre interconexões

Data de publicação
20 Maio 2025
17:46

A ministra do Ambiente e Energia vai reunir com o Comissário Europeu da Energia, em Bruxelas, onde irá entregar uma carta dos Governos de Portugal e de Espanha para a aceleração das interconexões elétricas entre Península Ibérica e França.

Maria da Graça Carvalho reúne-se com Dan Jørgensen esta quarta-feira, na Comissão Europeia, onde irá entregar a carta a apelar ao aumento das interconexões elétricas, uma reivindicação antiga da Península Ibérica, que ganhou um novo fôlego após o apagão de 28 de abril que afetou Portugal e Espanha.

Em declarações à Lusa, Maria da Graça Carvalho explicou que a mensagem principal da missiva é apelar à aceleração das interligações, até porque “tendo em conta o que se passou no incidente de 28 de abril teria sido útil que essa ligação estivesse já em funcionamento”, referindo-se ao apagão que deixou Portugal e Espanha sem eletricidade durante mais de 10 horas.

Atualmente, existem três interligações entre Espanha e França: uma em construção e duas planeadas. Estas últimas, que têm sido adiadas, são projetos antigos, e a ministra não tem dúvidas que se já estivessem construídas, “a recuperação [do apagão] teria sido mais rápida em Espanha e, como consequência, em Portugal”, comentou à margem da conferência “Estratégia e Segurança Elétrica para Portugal”, promovida pela Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa.

Nesse seguimento, explicou que vão pedir a Bruxelas “uma especial atenção à interligação” com França, e adiantou que também vai sugerir a realização de uma reunião entre os ministros dos três países e o comissário europeu da Energia.

Questionada se França tem mostrado mais abertura, lembrou que recentemente houve declarações ao Financial Times nesse sentido. “A França mostrou-se aberta a resolver as questões pendentes, vamos ver”, apontou.

A ministra vai também reunir com o presidente da direção da ENTSO-e [Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade], Damian Cortinas, no mesmo dia, enquanto no dia seguinte tem marcado um encontro com o Comissário Europeu para o Clima, Wopke Hoekstra.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou, a 28 de abril passado, Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

Este incidente sublinhou a importância de aumentar a resiliência da rede da União Europeia.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade está a investigar as causas deste apagão, que classificou como excecional e grave.

Este painel de peritos terá de elaborar um primeiro relatório com o diagnóstico do incidente até 28 de outubro deste ano. Já o relatório final sobre a investigação do incidente deverá ser publicado, o mais tardar, até 30 de setembro de 2026.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas