MADEIRA Meteorologia

Venezuela: Rússia condena tentativas dos Estados Unidos para desestabilização

Data de publicação
25 Dezembro 2025
15:14

A Rússia condenou hoje as tentativas dos Estados Unidos da América (EUA) para desestabilizar a Venezuela e manifestou a esperança de que a crise entre os dois países possa ser resolvida por meios legais, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

“Condenamos veementemente estes atos [as ações dos EUA em relação à Venezuela] e exigimos estabilidade e respeito pelo Estado de direito na esfera marítima”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em conferência de imprensa.

A representante acrescentou que Moscovo “defende uma desescalada da situação atual e a manutenção da confiança e da previsibilidade”.

Após implantarem uma presença militar significativa nas Caraíbas a partir de agosto, os Estados Unidos anunciaram recentemente um bloqueio naval em torno da Venezuela, visando petroleiros que consideram estar sob sanções.

As forças de Washington já atacaram mais de 30 embarcações alegadamente ligadas ao narcotráfico e mataram uma centena de tripulantes.

A situação é vista pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro como uma tentativa de mudança do regime venezuelano.

Recentemente o Governo norte-americano aumentou para 50 milhões de dólares a recompensa por qualquer informação que leve à detenção de Maduro, um fiel aliado do Presidente russo, Vladimir Putin.

O líder venezuelano apoiou totalmente o regime de Putin desde os primeiros dias da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Zakharova descreveu os recentes acontecimentos nas Caraíbas como “caos jurídico”, assinalando a “reativação de práticas” que se pensava estarem esquecidas “há muito tempo, como a apropriação ilegal de bens, a pirataria, os ataques e o banditismo”, segundo a agência de notícias TASS.

A porta-voz apelou ao Presidente norte-americano, Donald Trump, instando-o a usar o seu “pragmatismo e racionalidade” para resolver a questão “dentro da estrutura do direito internacional”.

Maduro afirmou na quarta-feira que Caracas recebeu um “apoio esmagador” do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), depois de a Rússia e a China terem criticado as ações dos Estados Unidos na reunião de emergência deste órgão, convocada pela Venezuela na sequência da apreensão de petroleiros venezuelanos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas