MADEIRA Meteorologia

Venezuela: ONU preocupada com perseguição de opositores e suas famílias no país

Data de publicação
08 Janeiro 2025
19:51

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou hoje “profunda preocupação” com as “detenções arbitrárias e perseguições” de opositores e respetivas famílias na Venezuela, depois de vários casos terem sido denunciados nas últimas horas.

Sem referir nomes, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, emitiu o seu parecer sobre “os relatos” de tais abusos na Venezuela, que também afetam os defensores dos direitos humanos e membros de organizações da sociedade civil, na sua conferência de imprensa diária.

Nas últimas horas, foram conhecidas as detenções de vários políticos da oposição venezuelana, entre os quais o ex-candidato presidencial anti-Chávez Enrique Márquez, bem como o alegado “desaparecimento” do ativista Carlos Correa e o “sequestro” do genro do dirigente da oposição e candidato presidencial, Edmundo González Urrutia, Rafael Tudares.

O responsável das Nações Unidas apelou para que se respeitem os direitos humanos na Venezuela e recordou que “ninguém deverá ser alvo de prisão ou detenção arbitrária e que todos têm direito à liberdade de expressão, incluindo o direito a ter opiniões sem interferência, assim como à reunião pacífica”.

Na terça-feira, Guterres, também através do seu porta-voz, repudiou já uma “ofensiva contra os direitos humanos” na Venezuela, afirmando esperar que “não haja mais repressão nos próximos dias, especialmente esta semana”.

Na próxima sexta-feira, 10 de janeiro, está prevista a investidura do Presidente venezuelano cessante, Nicolás Maduro, para um novo mandato, mas o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, que contesta os resultados oficiais e afirma ser o legítimo vencedor das eleições presidenciais de novembro, garantiu que se apresentará em Caracas para ser ele a tomar posse como Presidente da República da Venezuela.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas