MADEIRA Meteorologia

UE condena decisão da Rússia de classificar movimento LGBTQIA+ como extremista

Data de publicação
01 Dezembro 2023
14:13

A União Europeia (UE) condenou hoje a decisão do Supremo Tribunal da Rússia de classificar o movimento que defende os direitos dos cidadãos LGBTQIA+ como extremista e de proibir a sua atividade no país.

“A UE opõe-se resolutamente ao preconceito, discriminação e ódio. A nossa solidariedade está com os cidadãos russos e outros adversamente prejudicados por esta decisão”, declarou o alto-representante do bloco comunitário para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, em comunicado.

O chefe da diplomacia criticou a decisão da mais alta instância judicial da Rússia por “impedir as pessoas LGBTQIA+ de usufruírem dos seus direitos humanos e dignidade com receio de uma perseguição injustificada”.

Para Josep Borrell, a decisão é o episódio mais recente de um esforço de décadas por partes do Presidente russo, Vladimir Putin, para coartar os direitos desta parte da população.

“A UE exorta a Rússia a acabar com esta repressão infundada, a cumprir as obrigações internacionais que tem e a respeitar, proteger e fazer cumprir os direitos humanos sem quaisquer discriminações”, completou o alto-representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal da Rússia anunciou a proibição de toda e qualquer manifestação de pessoas LGBTQIA+ na Rússia, considerando extremista o movimento que defende os direitos das pessoas homossexuais, bissexuais, transgénero, intersexuais, assexuadas e sem género definido.

Nos últimos anos o Kremlin intensificou a repressão contra as pessoas LGBTQIA+, alimentando a perseguição destes cidadãos. A repressão é vista como uma maneira de fazer valer a agenda ultraconservadora de Putin, que classifica, por exemplo, este movimento como uma invenção ocidental que tem como propósito destruir as bases da sociedade russa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas