MADEIRA Meteorologia

UE condena alegadas execuções de menor e de ativista no Irão

Data de publicação
01 Dezembro 2023
17:27

A União Europeia (UE) condenou hoje o que classificou como execuções de duas pessoas na semana passada no Irão, apelidando a decisão de um “castigo cruel e desumano” e uma “negação inaceitável da dignidade humana”.

Em comunicado, o porta-voz do Serviço Diplomático da UE adiantou ter informações “credíveis de que um menor, Hamidreza Azadi, e um manifestante, Milad Zohrevand, foram executados no Irão em 23 e 24 de novembro, respetivamente”.

”O atual ritmo de execuções no Irão, pelo menos 600 desde janeiro, é terrível. A UE reitera a sua firme oposição à utilização da pena de morte em quaisquer circunstâncias. É um castigo cruel e desumano”, acrescentou Bruxelas na nota divulgada.

Os 27 recordaram Teerão de que é um dos signatários da Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos, que “proíbe em absoluto a imposição da pena de morte para crimes cometidos por pessoas com menos de 18 anos”.

”A UE apela ao Irão mais uma vez para impedir execuções futuras e prosseguir uma política consistente rumo à abolição da pena de morte em linha com a tendência mundial”, exortou Bruxelas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas