MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: UE disponível para enviar equipamento para manter telecomunicações operacionais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Março 2022
18:35

Os Estados-membros da União Europeia (UE) manifestaram-se hoje disponíveis para fornecer equipamento informático e de telecomunicações à Ucrânia para manter os serviços operacionais no país e assegurar o funcionamento do governo, apelando ainda à cooperação do setor privado.

Numa declaração política divulgada após a reunião informal dos ministros europeus responsáveis pelas telecomunicações e assuntos digitais, promovida pela presidência francesa do Conselho da UE, lê-se que os responsáveis da tutela "discutiram a ajuda informática e de telecomunicações a ser fornecida à Ucrânia", sublinhando que "o principal objetivo é permitir que as autoridades governamentais continuem o seu trabalho, nomeadamente através do fornecimento de equipamento informático necessário para o funcionamento normal contínuo do governo ucraniano, e para manter os serviços de telecomunicações do país operacionais".

"A presidência francesa do Conselho da UE coordenará os esforços entre os Estados-membros", refere a estrutura em comunicado de imprensa.

Na nota, os ministros da UE apelam "às empresas do setor privado em posição de fornecer esse equipamento para o fazer e para coordenarem estreitamente com os seus governos".

Em altura de aceso confronto armado na Ucrânia, causado pela invasão russa, assiste-se também a uma vaga de desinformação promovida pelo regime russo, assunto que foi também debatido na reunião informal dos ministros europeus responsáveis pelas telecomunicações e assuntos digitais.

"O combate à desinformação, que já é um dos objetivos do projeto de Lei dos Serviços Digitais [em negociação entre os colegisladores], é uma questão especialmente premente no contexto do conflito na Ucrânia e as plataformas em linha, particularmente as empresas de comunicação social, têm um papel decisivo a desempenhar nesta área", referem os responsáveis.

Numa declaração política adotada por unanimidade, os 27 ministros exortam as empresas tecnológicas a adotarem "medidas voluntárias adicionais para combater a desinformação em linha e a manipulação de informação".

Ao mesmo tempo, salientam a "importância de aumentar a resiliência das redes de telecomunicações e a cibersegurança na Europa", lê-se.

O recente aumento dos níveis de ameaça cibernética, agravado pela situação na Ucrânia e pelo risco de incidentes cibernéticos na UE, levaram ainda os ministros a apelar ao reforço e aceleração do ritmo da cooperação europeia na área da cibersegurança.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas