MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Presidente finlandês vai falar na sexta-feira com Vladimir Putin

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Março 2022
17:59

O Presidente da Finlânida, Sauli Niinisto, vai falar telefonicamente na sexta-feira com Vladimir Putin, para abordar o conflito na Ucrânia, depois de pedidos de Emmanuel Macron e Olaf Scholz para que se mantenha o contacto com o Presidente russo.

"Apesar de tudo, ainda é importante tentar manter contacto com a Rússia", afirmou Niinisto, em conferência de imprensa.

A mensagem que recebeu do Presidente francês, Emmanuel Macron, e do chanceler alemão, Olaf Scholz, que têm ambos tentado repetidamente interceder junto do líder russo desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, era de que se deve "manter o maior contacto possível com Putin".

O Presidente finlandês tem mantido há muito tempo um diálogo regular com Putin.

Ao mesmo tempo que advertiu contra uma escalada do conflito, reiterou que a Finlândia, como um país neutro vizinho da Rússia, deveria decidir "sem hesitação, mas com discernimento", sobre a sua adesão à NATO.

A ofensiva do Exército russo contra a Ucrânia reacendeu o debate no país nórdico sobre a adesão à Aliança Atlântica.

Niinisto disse que a questão é um assunto do Parlamento e que "o tempo para conclusões" chegaria depois de os deputados receberem um relatório aguardado sobre os riscos e benefícios da adesão à NATO.

A Finlândia é o segundo país europeu, depois da Ucrânia, com mais quilómetros de fronteira com a Rússia, pelo que o seu ingresso na NATO colocaria a Aliança às portas da Rússia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 2,3 milhões de pessoas para os países vizinhos - o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 15.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 549 civis e 957 feridos.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas