MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: PM húngaro apoia plano de paz chinês criticado pelo Ocidente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Fevereiro 2023
16:46

O primeiro-ministro da Hungria manifestou hoje o seu apoio ao plano proposto pela China para terminar com a guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em contraste com as críticas da União Europeia e de Washington à iniciativa chinesa.

"Consideramos importante o plano de paz da China e apoiamo-lo", disse Viktor Orbán, ao discursar no parlamento húngaro, criticando o facto de "toda a União Europeia (UE)" estar "envolvida na guerra" ao enviar material militar para a Ucrânia.

Nesse sentido, o primeiro-ministro ultranacionalista húngaro afirmou que se essa política não mudar, em breve se falará no envio de tropas.

Orbán é encarado como o maior aliado de Moscovo no bloco comunitário e tem criticado as sanções impostas contra a Rússia, argumentando que são elas as responsáveis pela alta inflação atualmente registada que, na Hungria, chegou aos 25%, a mais alta de toda a UE.

A China apresentou um plano de paz que defende o respeito pela soberania de todos os países e a integridade territorial, o abandono da "mentalidade da guerra fria" e um cessar-fogo, bem como faz um apelo à "contenção" para "evitar que a situação fique fora de controlo".

Por seu lado, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, garantiu que a proposta chinesa "não é operacional", que não procurou ouvir as partes em conflito e coloca "agressor e agredido no mesmo plano".

Os Estados Unidos também disseram que qualquer plano de paz exige que a Rússia retire as tropas da Ucrânia e que reconheça que Moscovo é o agressor.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas