MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: EUA impõem sanções por deportação de crianças pela Rússia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Agosto 2023
18:09

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU anunciou hoje novas sanções contra "entidades" e pessoas que acusam de estar envolvidas na deportação de crianças ucranianas.

"Hoje, os Estados Unidos impõem sanções a duas entidades e 11 indivíduos que terão facilitado a transferência forçada e a deportação de crianças ucranianas dos campos" de deslocados, declarou Linda Thomas-Greenfield, numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, que coincidiu com o Dia da Independência da Ucrânia.

Além disso, acrescentou, "estamos a tomar medidas para impor restrições de vistos a três entidades russas que se afirmam instaladas, pelo seu envolvimento na violação dos direitos de menores ucranianos".

"A Rússia e os seus representantes capturaram crianças que fugiam à violência, forçaram crianças a abandonar escolas e orfanatos, e representantes locais enganaram ou coagiram pais a enviar os seus filhos para os chamados campos de verão e recusaram-se a devolvê-los", explicou a diplomata norte-americana, indicando a existência nesses campos de "lavagem cerebral" e mesmo de treinos militares.

Linda Thomas-Greenfield referiu igualmente informações segundo as quais as autoridades bielorrussas ajudaram a transportar crianças ucranianas para campos na Bielorrússia.

"Os Estados Unidos não vão ficar em silêncio enquanto a Rússia comete tais crimes de guerra e crimes contra a humanidade", insistiu a embaixadora.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandato de captura para o Presidente russo, Vladimir Putin, pela "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas desde fevereiro de 2022, acusações que são rejeitadas por Moscovo.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão - justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas