O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje a intenção de substituir o ministro da Defesa e adiantou que convidou para o cargo Mykhailo Fedorov, com 34 anos e atual ministro da Transformação Digital.
“Decidi mudar a estrutura do Ministério da Defesa da Ucrânia. Ofereci a Mykhailo Fedorov o cargo de novo ministro da Defesa ucraniano”, revelou Zelensky no seu vídeo diário dirigido à nação e divulgado nas redes sociais.
Segundo Zelensky, Mykhailo “está muito envolvido em questões relacionadas com drones e trabalha de forma muito eficaz na digitalização de serviços e processos públicos”.
O governante ucraniano não explicou, no entanto, a sua decisão de substituir o atual ministro da Defesa, Denys Shmyhal, antigo primeiro-ministro que assumiu o cargo há menos de um ano, em julho de 2025.
Mykhailo Fedorov ocupa o cargo de ministro da Transformação Digital desde 2019, sendo relativamente desconhecido do público e um novato na política, noticiou a agência France-Presse (AFP).
Zelensky anunciou também hoje a nomeação do chefe dos serviços de informação militar ucranianos, Kyrylo Budanov, para o cargo de chefe da administração presidencial, uma posição-chave.
Budanov substitui Andriy Yermak, um dos homens mais poderosos da Ucrânia antes da sua queda, devido a um escândalo de corrupção.
O novo chefe do gabinete presidencial tem, desde já, a missão de estabelecer novos parâmetros e estratégias para a defesa e o desenvolvimento do Estado ucraniano, adiantou Zelensky.
Zelensky indicou que já encarregou Budanov - embora este ainda não tenha sido nomeado oficialmente -, juntamente com os responsáveis pela segurança nacional, o Conselho de Defesa da Ucrânia e outras instituições, de “atualizar e apresentar a base estratégica” das defesas do Estado ucraniano.
Budanov, atualmente com 39 anos, assumiu em 2020 a direção da inteligência militar (GUR) em 2020, uma das instituições consideradas entre as “mais competentes” do país invadido pela Rússia, de acordo com o jornal ucraniano The Kyiv Independent.