MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Trump avisa que EUA estão a perder a paciência com Zelensky

Data de publicação
03 Março 2025
18:57

O Presidente norte-americano, Donald Trump, avisou hoje que “os Estados Unidos não vão tolerar isto por muito mais tempo”, referindo-se à posição do homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre a guerra na Ucrânia.

Num comentário, na rede Truth Social, a um artigo da agência noticiosa Associated Press (AP) intitulado “Zelensky diz que o fim da guerra na Ucrânia está ‘muito, muito longe’”, o Presidente dos EUA mostrou-se desapontado com a atitude do líder ucraniano.

“Isto é o pior que Zelensky poderia dizer e a América não vai tolerar isto por muito mais tempo. Era o que eu estava a dizer, este tipo não quer a paz enquanto tiver o apoio da América”, criticou Trump na mensagem.

Os comentários de Trump surgem numa altura em que os aliados dos Estados Unidos aumentam a pressão sobre Zelensky para que o líder ucraniano altere a sua postura face ao Presidente norte-americano.

Numa reunião na Sala Oval, na sexta-feira, Trump e o seu vice-Presidente, JD Vance, criticaram severamente o líder ucraniano por este não agradecer o apoio dos Estados Unidos e acusaram-no de não estar a contribuir para um cenário que torne possível um plano de paz com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Trump discorda de Zelensky por este ter sugerido que poderá demorar muito tempo a chegar a um acordo entre a Rússia e a Ucrânia para pôr fim à guerra, mostrando profundas divergências entre os dois países sobre esta matéria.

Contudo, Zelensky, depois desse episódio na Sala Oval, continuou a oferecer uma visão positiva sobre a relação EUA-Ucrânia após a reunião na Casa Branca.

“Penso que a nossa relação (com os EUA) vai continuar, porque é mais do que uma relação ocasional”, disse Zelensky, referindo-se ao apoio de Washington nos últimos três anos de guerra.

Hoje, o conselheiro de Segurança Nacional de Trump, Mike Walz, já tinha criticado Zelensky pelo incidente ocorrido na sexta-feira na Casa Branca.

O conselheiro do Presidente norte-americano explicou que, antes da reunião em Washington, a Europa já planeava aumentar a ajuda a Kiev, pelo que Zelensky poderia ter obtido garantias económicas nesse fim de semana que teriam beneficiado não só a Ucrânia, mas “o mundo, durante uma geração”.

Numa entrevista à cadeia televisiva Fox News, Waltz questionou ainda se o Presidente ucraniano é a pessoa certa para negociar com os Estados Unidos, depois do que aconteceu na Sala Oval na sexta-feira.

“O tempo não está do lado dele para continuar este conflito para sempre. A paciência do povo norte-americano não é ilimitada. Os seus bolsos não são ilimitados, e as nossas reservas e munições não são ilimitadas”, avisou o conselheiro da Casa Branca.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas