MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Sobe para 20 o número de mortos após ataques russos no oeste do território ucraniano

Data de publicação
19 Novembro 2025
14:42

Pelo menos 20 pessoas morreram, incluindo dois menores, e mais de 60 ficaram feridas nos ataques russos que atingiram esta madrugada a cidade de Ternopil, no oeste da Ucrânia, indicou hoje um novo balanço do Serviço Estatal de Emergências.

As vítimas estavam em dois prédios de apartamentos atingidos pelos ataques russos. Os trabalhos de resgate continuam no local e é possível que mais pessoas estejam presas nos escombros. Os ataques afetaram também infraestruturas civis e instalações industriais da região.

Um anterior balanço das autoridades ucranianas dava conta de nove mortos.

“A Rússia atacou mais uma vez cidades pacíficas na Ucrânia. Os seus alvos são casas, escolas e infraestruturas críticas”, denunciou o ministro do Interior, Igor Klymenko, especificando que “a situação mais crítica é em Ternopil”.

Por sua vez, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que está numa visita oficial à Turquia, detalhou que, durante a madrugada, a Rússia lançou mais de 470 drones e 48 mísseis de diferentes tipos contra várias regiões do território ucraniano.

“Dezenas de pessoas ficaram feridas, incluindo crianças. Os setores da energia, dos transportes e das infraestruturas civis sofreram danos”, afirmou Zelensky na plataforma Telegram.

Situações semelhantes foram vividas pelos residentes de outras regiões do oeste da Ucrânia, como Ivano-Frankivsk e Lviv.

Zelensky reportou ainda feridos em outras regiões como Donetsk, Kiev, Mykolaiv, Cherkasy, Chernihiv e Dnipro, declarando que este tipo de ataques demonstram que a pressão exercida sobre a Rússia “é insuficiente”.

O Presidente ucraniano apelou aos aliados de Kiev para que imponham sanções mais rigorosas à Rússia e aumentem a ajuda à Ucrânia.

Para além de referir o ataque a Ternopil, Zelensky também abordou a situação em Kharkiv, onde cerca de meia centena de pessoas ficaram feridas durante os ataques noturnos que atingiram vários bairros da cidade.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo argumentou hoje que os ataques da madrugada foram uma resposta ao bombardeamento ucraniano do dia anterior contra instalações civis na cidade de Voronezh.

Moscovo declarou que a Ucrânia disparou quatro mísseis balísticos de longo alcance ATACMS de fabrico norte-americano na terça-feira, os quais foram intercetados pelos sistemas de defesa aérea russos.

Em retaliação a estes atos “terroristas”, as autoridades russas indicaram que foi lançado um ataque com drones e mísseis contra as indústrias militares e energéticas ucranianas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas