MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: KIev lança ataque com ‘drones’ a mais de 4.200 quilómetros das fronteiras

Data de publicação
01 Junho 2025
14:19

A Ucrânia está a realizar hoje uma operação “em grande escala” contra a aviação militar russa, incluindo o ataque a bases na Sibéria, a mais de 4.200 de quilómetros das suas fronteiras, segundo os serviços de segurança ucranianos (SBU).

“Os serviços de segurança ucranianos estão a levar a cabo uma operação especial em grande escala para destruir bombardeiros inimigos” longe da frente russa, disse a fonte, acrescentando que mais de 40 aviões foram atingidos.

Os aparelhos destruídos são os aviões de reconhecimento A-50, os bombardeiros estratégicos Tu-95 e os bombardeiros de longo alcance Tu-22M3, detalhou o SBU.

Segundo a fonte, um incêndio deflagrou no aeródromo de Belaya, na região de Irkutsk, na Sibéria Oriental, a mais de 4.200 quilómetros da Ucrânia e os ataques ocorreram, nomeadamente, no aeródromo de Olenya, em Murmansk, e no aeródromo e centro de aviação de Belaya, em Irkutsk.

A operação foi confirmada pelas autoridades locais russas, com o governador Igor Kobzev a deixar uma mensagem nesse sentido na rede social telegram.

“É o primeiro [ataque] na Sibéria”, disse Kobzev, sem especificar o número de ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados] utilizados pelos SBU.

O ataque teve como alvo uma guarnição militar na região de Irkutsk, disse ainda o governador regional, que não acusou diretamente a Ucrânia, embora tenha revelado que o ataque foi realizado a partir de uma carrinha.

“A fonte a partir da qual os ‘drones’ foram lançados já foi bloqueada. O importante é não entrar em pânico. Não há qualquer ameaça à vida e à saúde dos civis”, afirmou.

Kobzev, que se deslocou ao local, disse que efetivos do Serviço Federal de Segurança, do Ministério para Situações de Emergência e da Guarda Nacional estavam a participar na operação policial.

Até agora, os ‘drones’ ucranianos só atingiram alvos na Rússia europeia e raramente mais a norte do que a capital russa.

A região vizinha de Buryatia, também banhada como Irkutsk pelo lago Baikal, é, juntamente com Tuva e Altai, a região que contribuiu com o maior número de soldados por 1.000 habitantes para a campanha militar russa contra a Ucrânia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas