MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Alemanha anuncia que Kiev já pode usar as suas armas na Rússia

Data de publicação
26 Maio 2025
17:18

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse hoje que a Alemanha passa a estar entre os países que já não impõem à Ucrânia a condição de não utilizar as suas armas contra alvos militares da Rússia.

“A Ucrânia pode agora defender-se, por exemplo, atacando posições militares na Rússia”, disse Merz, embora tenha evitado esclarecer se o seu Governo entregará mísseis de longo alcance Taurus à Ucrânia, como tinha prometido antes de se tornar chanceler.

“Já não há limitações de alcance para as armas fornecidas à Ucrânia, nem pelos britânicos, nem pelos franceses, nem por nós, nem pelos americanos”, explicou Merz, referindo-se a medidas que tinham sido tomadas por outros países em 2024.

O chefe de Governo alemão denunciou o ataque “sem escrúpulos” da Rússia a alvos civis, como cidades, jardins de infância, hospitais e lares de idosos, algo que a Ucrânia não faz, disse Merz, sublinhando que o Ocidente “atribui grande importância em garantir que isto continua”.

“Um país que só consegue defender-se de um agressor no seu próprio território não se está a defender suficientemente”, comentou o chanceler alemão conservador, para justificar a decisão de permitir o uso de armas do seu país contra alvos militares na Rússia.

O seu antecessor, o social-democrata Olaf Scholz, recusou terminantemente fornecer estes mísseis à Ucrânia, argumentando que a Rússia poderia interpretar isto como o envolvimento direto da Alemanha na guerra.

Entretanto, os media alemães anunciaram hoje que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitará Berlim na quarta-feira, embora o Governo alemão ainda não tenha confirmado essa visita.

A agenda das negociações entre os dois países inclui um novo pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia, bem como aspetos técnicos que visam potenciais negociações de paz.

Zelensky, de acordo com a publicação alemã Der Spiegel, deverá encontrar-se com Merz, mas vai também reunir-se com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Zelensky e Merz já tiveram um primeiro encontro em Kiev, onde o líder alemão foi acompanhado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, e pelos primeiros-ministros do Reino Unido e da Polónia, Keir Starmer e Donald Tusk, respetivamente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas