MADEIRA Meteorologia

Tufão Yagi obriga Macau a subir nível de alerta para sinal 8

Data de publicação
05 Setembro 2024
17:30

Macau subiu hoje o nível de alerta para sinal 8 e declarou estado de prevenção imediata, face à aproximação do tufão Yagi, avisando para a probabilidade de ocorrerem inundações nas zonas baixas da região chinesa.

O sinal foi emitido às 22:00 (15:00 em Lisboa), quando o Yagi se encontrava a cerca de 320 quilómetros a sul do território, e o vento já atingia rajadas de cerca de 180 quilómetros por hora, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG).

Os SMG também emitiram o aviso para inundações, para já no grau azul, o mais baixo, mas com a possibilidade “moderada a relativamente alta” de passar para o grau amarelo.

Os especialistas prevêm que na sexta-feira possam ocorrer inundações em zonas baixas do Porto Interior, com altura inferior a meio metro.

Os SMG indicam ainda, em comunicado, que é baixa a probabilidade de ser emitido o sinal 9.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

As aulas dos ensinos infantil, primário e especial foram suspensas durante todo o dia de hoje.

O início das atividade letivas na Escola Portuguesa de Macau, marcado para a manhã de sexta-feira, também foi adiado.

O Governo de Macau decretou a suspensão dos transportes públicos e o encerramento dos parques de estacionamento públicos, da passagem aérea pedonal que liga o campus da Universidade de Macau a Hengqin (ilha da Montanha) e, a partir das 23:30 (16:30 em Lisboa) das três pontes que ligam a península de Macau à ilha da Taipa.

A Direção dos Serviços de Obras Públicas disse que os trabalhadores foram retirados da quarta ponte, ainda em construção.

A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, a maior ponte marítima do mundo, foi encerrada ao trânsito às 21:00 (14:00 em Lisboa), anunciaram as autoridades da província vizinha de Guangdong.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil, até às 20:00 (13:00 em Lisboa) tinham sido cancelados 178 voos com chegada ou partida do Aeroporto Internacional de Macau, dois atrasados e um adiado.

As ligações marítimas à China continental e à vizinha região de Hong Kong foram suspensas ao longo da tarde de hoje, com o último barco a partir de Macau às 17:00 (10:00 em Lisboa).

A região vizinha de Hong Kong já tinha elevado o sinal de alerta para o nível 8 às 18:20 (11:20 em Lisboa), enquanto as autoridades chinesas emitiram novos avisos para o Yagi, o 11.º tufão deste ano e considerado o primeiro tufão de outono.

Pelo menos 15 pessoas morreram nas Filipinas, a maioria na ilha de Luzon, onde se situa a capital, Manila, devido à passagem do Yagi, informaram na quarta-feira as autoridades de Manila.

Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território. Em agosto de 2017, o Hato, considerado o pior tufão em mais de 50 anos a atingir o território, causou dez mortos e 240 feridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas