MADEIRA Meteorologia

Teerão diz que adesão aos BRICS é um "sucesso estratégico" para diplomacia iraniana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Agosto 2023
11:32

A adesão do Irão aos BRICS, bloco de países emergentes que até agora reunia Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é um "sucesso estratégico para a política externa" de Teerão, declarou hoje um responsável iraniano.

"A adesão permanente ao grupo de economias emergentes globais é um acontecimento histórico e um sucesso estratégico para a política externa da República Islâmica", afirmou Mohamed Jamshidi, o conselheiro político do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje a entrada da Argentina, Egito, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos no grupo de economias emergentes BRICS, países que serão membros efetivos do bloco a partir de 01 de janeiro de 2024.

O líder sul-africano falava numa conferência de imprensa conjunta sobre as deliberações da 15.ª cimeira de chefes de Estado e de Governo do BRICS, que terminou hoje em Joanesburgo, na África do Sul.

Nos últimos anos, o Irão recorreu a organizações sem países ocidentais, com o objetivo de quebrar o seu isolamento e revitalizar uma economia enfraquecida pelas sanções impostas pelo Ocidente.

A República Islâmica aderiu assim à Organização de Cooperação de Xangai, um bloco regional criado em 2001 e que conta com a China e a Rússia entre os seus membros fundadores.

Ao mesmo tempo, Teerão reforçou os seus laços com Pequim e Moscovo como parte de uma estratégia voltada para o Oriente, enquanto as relações com os países ocidentais permanecem tensas, apesar das conversações mantidas de forma indireta com Washington.

Com a entrada da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão, o bloco de economias emergentes passa também a representar seis dos nove maiores produtores de petróleo do mundo, juntamente com a Rússia, China e Brasil.

Nos últimos dois dias, chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estiveram envolvidos em conversações sobre vários temas, incluindo o reforço da cooperação em diversos níveis: segurança, energética, comercial, económica e social.

Brasil, Índia e África do Sul estiveram representados pelos respetivos chefes de Estado na cimeira dos BRICS.

A Rússia, que também integra o bloco, esteve representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas