MADEIRA Meteorologia

Tarifas: Trump acusa China de violar acordo comercial com Estados Unidos

Data de publicação
30 Maio 2025
15:36

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje a China de violar o acordo comercial assinado com os Estados Unidos para reduzir as elevadas tarifas impostas por Washington.

“Fiz um acordo rápido com a China para os salvar do que pensava que seria uma situação muito má, e não queria que isso acontecesse. Graças a este acordo, tudo estabilizou rapidamente e a China voltou ao normal (...) A má notícia é que a China, talvez sem surpresa para alguns, violou totalmente o acordo connosco”, denunciou Trump, numa mensagem na rede Truth Social.

O Presidente não explicou como a China terá violado o acordo alcançado duas semanas antes, o segundo que o Governo norte-americano realizou com um Governo estrangeiro na sequência da imposição de tarifas globais, após o alcançado com o Reino Unido.

“Há duas semanas, a China corria um grave perigo económico. As tarifas elevadíssimas que impus tornaram praticamente impossível à China negociar com o mercado norte-americano, que é de longe o número um do mundo”, recordou Trump.

Segundo o Presidente norte-americano, o efeito das tarifas “foi devastador” para a China.

As duas potências económicas concordaram com uma trégua na guerra comercial, que viu as tarifas dos EUA sobre os produtos chineses reduzidas de 145% para 30%, enquanto Pequim reduziu as suas tarifas sobre Washington de 125% para 10%.

Já hoje, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, tinha dito que as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China estão estagnadas e que os líderes dos dois países devem intervir.

Questionado no canal Fox News sobre o estado das conversações para chegar a um acordo comercial, após a escalada de tarifas iniciada pelo Presidente norte-americano, Bessent disse que estão “um pouco estagnadas”, mas que haverá novos contactos “nas próximas semanas”.

O responsável afirmou que “a dada altura” haverá uma chamada telefónica entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo chinês, Xi Jinping, acrescentando que face à complexidade da questão, um avanço “vai exigir que ambos os lados comuniquem”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas