MADEIRA Meteorologia

Somália recupera controlo total de região anteriormente dominada pelo Al-Shebab

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Dezembro 2022
17:53

O Governo somali recuperou o controlo total de toda a região administrativa central de Shabelle, anteriormente dominada pelo grupo terrorista Al-Shebab e onde mantinha um dos seus principais bastiões, anunciou hoje o Exército.

"Esta manhã, às 06:00 locais (03:00 TMG), as forças armadas somalis e as suas milícias aliadas apreenderam o distrito de Ruun-nirgood após terem travado algumas batalhas", disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Somália, general Abdullahi Ali Anod, numa conferência de imprensa em Mogadíscio.

As autoridades somalis conseguiram recuperar o controlo das cidades de Juha, Al-Naima e Al-Kowthar, as últimas cidades que permaneciam nas mãos do Al-Shebab na região do Shabelle central.

"As nossas tropas continuam a perseguir os terroristas e estão neste momento a levar a cabo uma operação de limpeza na área", acrescentou Anod.

Segundo o porta-voz, o Exército matou pelo menos 150 membros do Al-Shebab durante as suas operações, incluindo cinco combatentes estrangeiros, sendo que não mencionou nomes ou nacionalidades.

No início deste mês, os militares somalis conseguiram obter o controlo da cidade estratégica de Aden Yabal, também em Shabelle central, que estava sob o controlo dos rebeldes desde 2016.

A cidade foi uma das principais bases do Al-Shebab tanto para a formação, como para a administração das regiões que domina no centro do país.

O Al-Shebab, um grupo filiado desde 2012 na rede Al-Qaida, realiza frequentemente ataques terroristas na capital somali, Mogadíscio, e outras partes da Somália para derrubar o Governo central - apoiado pela comunidade internacional - e estabelecer pela força um estado islâmico ao estilo Wahhabi (ultraconservador).

O grupo terrorista controla áreas rurais no centro e sul da Somália e também ataca países vizinhos como o Quénia e a Etiópia.

Desde agosto, quando o Presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, anunciou "uma guerra total" para "eliminar" o Al-Shebab, o Exército tem travado intensas batalhas contra os terroristas, por vezes com a ajuda militar dos Estados Unidos da América.

A Somália encontra-se em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem governo efetivo e nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas